União de Freguesias de Boa Aldeia, Farminhão e Torredeita

Se a arte de rendilhar com bilros não nasceu neste lugar, pouco importa porque é ainda por cá que estes se usam para fazer rendas nos panos. O Rancho Folclórico de Torredeita promete, também, continuar a animar-nos e, na Freguesia, há grupos de bombos e coros que, ainda, afinam o ritmo e a voz.

O verde manifesta-se em cada esquina e há – em vários espaços públicos – convites para recuperarmos o fôlego. Os 35 quilómetros quadrados de área a descobrir não nos poupam, por exemplo, o imperdível passeio pela rota dos Moinhos de Água d’Alte ou um merecido descanso no Arvoredo de Torredeita. Por ruas e largos andamos e por lá encontramos, também, paisagens cada vez mais escassas de serem vistas.

Há outras rotinas que não se perdem como as idas, no segundo e quarto sábado de cada mês, à Feira de Pedrão em Boa Aldeia, ou não fosse esta uma Freguesia essencialmente rural. Apesar disso, as comodidades e serviços fundamentais não são descurados. O posto médico, a farmácia, os correios ou a cooperativa agropecuária são provas das mais valias reunidas para os habitantes, que dispõem, também, de diversas instituições e IPSS que prestam apoio aos residentes de todas as faixas etárias. Não faltam zonas de lazer, comércio, nem tão pouco serviços a esta Freguesia.

Depois desta rota preenchida e com encontro marcado para ver as estrelas no Planetário em Torredeita, único no distrito, ainda nos sobra tempo para um mergulho refrescante na piscina de Farminhão, em dias de verão. Os poucos 10 ou 15 quilómetros que separam a Freguesia da cidade são suficientes para que tenham nascido e se mantenham realidades distintas das do centro urbano, mas o que realmente importa é a qualidade de vida desta comunidade.

Boa Aldeia, Farminhão e Torredeita é uma freguesia com 35,13 km² de área e 2 823 habitantes (censos 2011).

Presidente: Jorge Nunes

Consulte os investimentos realizados nesta freguesia.

Boa Aldeia - Segunda-Feira: 18:30 às 19:30 horas
Farminhão - Terça-Feira: 18:30 às 20 horas
Torredeita - Segunda Feira: 14:00 às 16 horas
                    Quarta-Feira: 9:30 às 12:30 horas