União de Freguesias de Barreiros e Cepões

Neste território limítrofe do concelho, o universo religioso é uma das grandes atrações, em especial o Monte de Santa Eufémia. A famosa romaria a este local de culto instalado no topo da Lage Gorda, um enorme penedo classificado como Monumento Nacional, é marco obrigatório no calendário de muitos no mês de setembro.

Os diversos afluentes do rio Vouga oferecem fertilidade aos terrenos e a agricultura, silvicultura e criação de gado são atividades marcantes por aqui. Os espigueiros, palheiros, poldras e moinhos de água constroem a paisagem de Barreiros e Cepões. Na visita à freguesia descobrimos trilhos que nos fazem viajar no tempo. Encontramos um silêncio pacificador e testemunhamos o saber receber das suas gentes.

União de Freguesias de Barreiros e Cepões é um território com 35,19 km² e 1 584 habitantes (censos 2011).

Presidente: João Duarte

Segunda-feira: 17 às 20 horas (Cepões)
Terça-feira: 9 às 12 horas (Cepões)
Quarta-feira: 9 às 12 horas (Cepões)