S. Cipriano e Vil de Souto

Senhora do Castro, à qual a Capela com o mesmo nome presta homenagem, vela pelo concelho – que observa atentamente – e pela romaria que, todos os anos, acontece na segura-feira de Páscoa. Por essa data, reúnem-se amigos e conhecidos da terra e os mais novos não hesitam em subir à Serra, por caminhos florestais, para a prometida convivência, usufruindo de uma vista imperdível da cidade, da Serra da Estrela e do Caramulo, no horizonte.

A uns metros mais abaixo, os fontanários e tanques, bem preservados, insistem em não ser esquecidos e, neles, há quem lave a roupa e a alma, com dois – ou três – dedos de conversa. Quem sabe não se fala da apanha da azeitona e dos lagares de azeite que voltarão a estar cheios, dos produtos da Freguesia que se vendem na praça ou, quiçá, da Festa da Freguesia que, anualmente, regressa ao Parque Merendeiro e resgata as tradições com a ajuda das associações de cantares, tunas e grupos de bombos. Na memória, está, também, o enterro do entrudo e a noite de S. João.

O cenário é envolvido em tons verdes, ornamentado por igrejas e casas senhoriais e há, até, presente a lembrança de que os romanos passaram por aqui. Neste "quadro”, a poucos minutos do centro da cidade, não faltam espaços de saúde e bem-estar, que permitem fruir da natureza, escolas, associações que promovem a tradição e a cultura da Freguesia e, ainda, acessos de deslocação privilegiados para outras cidades. Para as famílias, estas são só algumas das vantagens de viver em São Cipriano e Vil de Souto.

São Cipriano e Vil de Souto é uma freguesia com 20,68 km² de área e 1 950 habitantes (censos 2011).

Valências: Auxílio no preenchimento do IRS; Ajuda na marcação de serviços para a renovação de Cartão de Cidadão, Carta de Condução, queimas e queimadas

Presidente: Aurélio Lourenço

Consulte os investimentos realizados nesta freguesia.

(Secretaria) Vil de Souto - Terça: 19 às 20:30 horas
(Secretaria) São Cipriano - Terça e Sexta: 20:30 às 22 horas

Morada da Sede
Antiga Estação de Caminho Ferro, Figueiró, 3510 - 733 S. Cipriano