S. Cipriano e Vil de Souto

Estação de Figueiró, 2017. O comboio viaja hoje por outras paragens e por estas paragens hoje outros se passeiam e encontram. A estação deu lugar à sede da junta, a linha férrea à Ecopista do Dão, e o pequeno recanto é hoje um dos locais privilegiados e de convívio da freguesia. São mais de 20 localidades e cerca de dois mil habitantes, por entre uma mancha verde que emana ar puro.

Lá do topo do Crasto, onde a Senhora todos vigia, avista-se o concelho. Uma vez por ano, há romaria, em segunda-feira de Páscoa. Encontram-se amigos de lá e de cá, e a juventude ruma ao cimo da Serra para um dia de convívio. Já com os pés assentes na terra, há muito que calcorrear. Nos fontanários lava-se a roupa e coloca-se em dia a conversa; na época da azeitona, o lagar de azeite reaviva-se; e em alguns dias da semana, há senhoras que vão à praça para vender o que de melhor se produz na freguesia. Há vestígios romanos, igrejas ricas e decoradas e casas senhoriais. E é já ali ao lado!

São Cipriano e Vil de Souto é uma freguesia com 20,68 km² de área e 1 950 habitantes (censos 2011).

Valências: Auxílio no preenchimento do IRS; Ajuda na marcação de serviços para a renovação de Cartão de Cidadão, Carta de Condução, queimas e queimadas

Presidente: Aurélio Lourenço

(Secretaria) Vil de Souto - Terça: 19 às 20:30 horas