Saltar para o conteúdo principal

Povolide

Em 1513, a Povolide era concedido o Foral Manuelino. Desde então, e até ao ano de 1855, foi vila e sede do concelho de Viseu. Hoje, é o seu Pelourinho recentemente recuperado que, no Largo da Capela, mantém viva as origens e identidade desta Freguesia rural. Outrora abadia da apresentação dos condes de Povolide, são hoje bem visíveis os vestígios da sua história, nomeadamente nas várias casas senhoriais que pontuam o território.

Por outro lado, a sua mancha natural e verde é um convite irresistível à visita e ao repouso. Um ponto de paragem obrigatória é a frente ribeirinha de Vila Corça e o admirável espelho de água ao longo do Rio Dão, a observar num passeio pelas suas margens. Em tempo de calor, é um recanto privilegiado para um piquenique em família. E a apenas cerca de 20 minutos do centro urbano! Enriquecem ainda este cenário natural as quintas agrícolas, os pomares e as vinhas, testemunhos do trabalho e amor à terra da sua comunidade.

Em Povolide, destaca-se ainda o forte associativismo, representado por várias associações de caráter social, desportivo, social e recreativo que procuram manter viva a cultura, as tradições e a prática desportiva. Por outro lado, também a resposta social e o apoio à população é garantido pelo Centro Paroquial de Povolide, nas valências de serviço de apoio domiciliário, centro de dia, lar, creche e jardim-de-infância.

Povolide é uma freguesia com 20,22 km² de área e 1 747 habitantes (censos 2011). 

Presidente: José Fernandes

Consulte os investimentos realizados nesta freguesia.

Horário de Atendimento

(Secretaria) Segunda a Sexta: 14 às 18 horas
(Executivo) Sexta: 19 às 20 horas

Contactos

Morada da Sede
Vila Nova do Rego, Vilar de Ordem, 3505 - 254 Povolide

Telefone
232 932 357

Email
geral.jfpovolide@gmail.com

Website
http://www.jf-povolide.pt/portal/

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi