Saltar para o conteúdo principal

Orgens

A apenas alguns minutos do centro urbano, emerge a Freguesia de Orgens. Um território de 9 quilómetros quadrados, povoado por cerca de 3500 habitantes, que reserva inúmeros pretextos para quem aqui chega, por visita, mas também qualidade de vida aos que aqui habitam.

O Convento de São Francisco do Monte, considerado Monumento de Interesse Público, tem aqui a sua morada e é um ex-líbris do património religioso da Freguesia, mas também do concelho. Sabia que é aqui que se encontra guardado um dos primeiros relógios de torre do país, datado de 1478? Um engenho mecânico que merece um olhar atento. Além disso, é muito provável que não saia daqui sem dar de caras com o famoso "Penedo do Perseguido”. Se o fizer, não deixe de perguntar pela lenda que lhe está associada, perpetuada por várias gerações.

No seu roteiro, inclua ainda um passeio pela Serra do Crasto, um ponto privilegiado de contacto com a natureza; a Ecopista do Dão, com uma paragem especial no conhecido apeadeiro de Travassós de Orgens; ou pelos seus fontanários, muitos deles recuperados, onde pode refrescar-se ou simplesmente apreciar a paisagem envolvente.

Orgens é uma freguesia com 8,90 km² de área e 3489 habitantes (censos 2011).

Valências: Acesso a internet por Wi-Fi; Espaço Cidadão; Espaço Internet; Gabinete de Saúde e Bem Estar.

Presidente: Mauro Esteves


Horário de Atendimento

(Secretaria) Segunda a Sexta: 09 às 12:30 horas | 14 às 17:30 horas
(Executivo) Por marcação à Quarta: 20 às 22 horas | Sábado: 09 às 12 horas

Contactos

Morada da Sede
Rua do Olival, 3510 - 674 Viseu

Telefone
232 415 001

Email
geral@jforgens.pt

Website
https://jforgens.pt/

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi