Saltar para o conteúdo principal

Revitalização do Mercado 2 de Maio

Numa cidade em que nos assumimos mais verdes, está em marcha uma obra estruturante para a dinamização do Centro Histórico, sem esquecer a sustentabilidade ambiental. 

Já estão a decorrer as obras de execução da cobertura do Mercado 2 de Maio. Esta praça no coração da cidade está a ser revitalizada e passará a estar coberta. Teremos, assim, uma praça versátil para o comércio e eventos da cidade, ao longo de todo o ano.

Com um prazo de execução a 18 meses e um investimento de 4,3 milhões de euros, esta intervenção prevê a cobertura e a requalificação de todas as frações do edifício envolvente da praça, interiores e exteriores, bem como a reabilitação de todas as lojas e a instalação de um sistema de AVAC (aquecimento, ventilação e ar condicionado).

O projeto prevê, ainda, as infraestruturas adequadas à realização de concertos e espetáculos, com um sistema multimédia de funcionamento regular. Na plataforma superior, manter-se-á um palco de apoio a estas realizações, enquanto no piso intermédio funcionará uma zona de restauração. O piso inferior continuará a assegurar o caráter multifuncional e comercial do Mercado.

Além disso, também serão criadas instalações sanitárias em ambas as plataformas da praça e será instalado um elevador para facilitar o acesso ao piso superior para pessoas com mobilidade reduzida.

A cobertura irá funcionar com um grande painel solar de cerca de 4300 m2 e o Mercado 2 de Maio passará a ser autossustentável no que diz respeito ao seu consumo energético.

Sabia que a cobertura com painéis de vidro fotovoltaicos inovadores irá produzir energia para o próprio espaço e para os edifícios adjacentes?

Por força da energia produzida, estima-se que a obra terá um retorno de investimento em cerca de 10 anos.

Em relação ao valor do investimento, de 4,3 milhões de euros, este recorre ao financiamento por fundos europeus de diferentes naturezas, em 97%: 53% do valor é financiado a fundo perdido e o restante recorre também a um instrumento financeiro europeu, neste caso um empréstimo ao BEI – Banco Europeu de Investimento, com uma taxa de juro de 0%. Caso este financiamento não tivesse sido empregue nesta obra, seria perdido, uma vez que foi alocado especificamente a esta.

Com este projeto de cobertura, o Mercado 2 de Maio passa a assumir-se como um verdadeiro espaço multifacetado que contemplará em permanência um centro comercial a céu aberto e eventos, sem que fique condicionado às condições climatéricas. 

Projeto de cobertura do Mercado 2 de Maio:

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi