Migração

Viseu INtegra | Plano Municipal para a Integração de Migrantes

O concelho de Viseu tem observado um crescimento no número de migrantes, acompanhando a tendência nacional.

Verifica-se um aumento gradual e progressivo da população estrangeira residente na última década. Em 2020, o número de residentes estrangeiros fixou-se em 3.023 indivíduos, representando 3% da população total do território concelhio; desses, 3.014 têm estatuto legal de residente. No ano transato, esta representação era de 2,7%, o que confirma uma tendência positiva de crescimento.

A migração crescente no nosso território apresenta novos desafios, especificamente no que concerne à situação socioeconómica das famílias, à barreira linguística e à sua participação na comunidade local.

Assim, o projeto Viseu INtegra resulta da necessidade de melhorar e aumentar as medidas de acolhimento e integração de migrantes nacionais de países terceiros, de forma concertada, participada e estruturada, visando a coesão social e o desenvolvimento económico.

Com efeito, este projeto representa uma resposta que promove a inclusão, com base nos princípios da interculturalidade e intervenção comunitária, privilegiando a capacitação pessoal, sociocultural e profissional, assente numa lógica de trabalho em rede.

O Viseu INtegra resulta de uma candidatura ao Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração (FAMI) – Alto Comissariado para as Migrações I.P. (ACM).

DOCUMENTOS DE APOIO

LIGAÇÕES ÚTEIS

Projeto VISEU INTEGRA | Testemunhos de imigrantes em Viseu

Mergulhe nas histórias autênticas de imigrantes que escolheram Viseu, em Portugal, como lar. Descubra as suas experiências, desafios superados e a alegria de se integrarem numa cidade acolhedora.

Explore as motivações por trás da sua mudança, testemunhe as suas jornadas de adaptação e veja como contribuem de forma positiva para a comunidade local.

Este vídeo foi elaborado no âmbito do projeto VISEU INTEGRA.

Projeto VISEU INTEGRA | O que é o racismo?

Um vídeo onde exploramos conceitos, exemplos e impactos do racismo na sociedade.

Este vídeo foi elaborado no âmbito do projeto VISEU INTEGRA.

DEIXE-NOS UMA MENSAGEM

Assume-se como imperativo e essencial acolher os contributos da comunidade migrante, assim como da sociedade de acolhimento, de modo a compreender quais são as suas reais necessidades, bem como os constrangimentos, assim como aceitar sugestões de medidas que possam ser implementadas, que contribuam para a integração dos migrantes que residem no concelho.

Desta forma, solicitamos o contributo de todos. Todos os contributos são valiosos!

Viseu INtegra | Sugestões