X Edição da Assembleia Municipal Infantil - 2015

A X edição da Assembleia Municipal Infantil teve lugar a 25 de fevereiro, na sede da Assembleia Municipal de Viseu, e contou com a estreita colaboração da Câmara Municipal de Viseu.

A partir das 9H30, o Solar dos Peixotos acolheu os 70 “mini-deputados”, eleitos entre os alunos do 4º ano dos cinco agrupamentos de escolas do concelho (Mundão, Viseu Norte, Viseu Sul, Viso e Zona Urbana) assim como dos Colégios da Via Sacra e Imaculada Conceição.

No âmbito da preparação do evento, foi lançado um concurso para a elaboração do cartaz desta edição alusivo ao tema “Património Histórico, Ambiental e Cultural”. Este foi também o mote da sessão plenária para a qual os alunos envolvidos realizaram os trabalhos, apresentados nas suas intervenções, numa sessão presidida pelo Presidente da Assembleia Municipal de Viseu.

A sessão plenária infantil teve transmissão em tempo real, via Internet, através da colaboração dos alunos da Escola Profissional Mariana Seixas, instituição de ensino profissional que coopera desde o início com a Assembleia Municipal de Viseu na realização deste projeto.

Esta iniciativa tem como objetivo promover e fomentar a interação deste órgão municipal com a comunidade, neste caso concreto com a comunidade escolar. Visa especialmente desenvolver o interesse pelo exercício dos direitos e deveres de cidadania, promover a intervenção cívica e política, fortalecer a capacidade de argumentação e defesa das convicções, bem como a promoção de valores, salientando-se a importância da tolerância, do respeito pela diferença de opinião e pela vontade da maioria.

Conheça aqui os cartazes vencedores da X Edição da Assembleia Municipal Infantil.

Documentos úteis:

Regimento da sessão

Regulamento do concurso para o cartaz