Saltar para o conteúdo principal

Em maio, José Mouga regressa oficialmente a “casa” e o Município de Viseu exibe parte do legado artístico do pintor viseense, nome maior da arte contemporânea

24-04-2024Cultura
Em maio, José Mouga regressa oficialmente a “casa” e o Município de Viseu exibe parte do legado artístico do pintor viseense, nome maior da arte contemporânea
"Movimento do Traço”, com curadoria de Luiz Antunes, inaugura a 4 de maio. A Quinta da Cruz consolida assim o seu estatuto como Centro de Arte Contemporânea, ao se comprometer com a investigação, salvaguarda e promoção de parte do espólio artístico de relevância nacional deste autor viseense, em processo de doação pela família ao Município
 
A partir do próximo dia 4 de maio, a Quinta da Cruz – Centro de Arte Contemporânea de Viseu abre as suas portas a uma nova exposição e convida a comunidade a mergulhar no universo daquele que é considerado um dos nomes maiores da arte contemporânea dos séculos XX e XXI – José Mouga.
 
Com curadoria de Luiz Antunes, bailarino, coreógrafo e, investigador, a exposição "Movimento do Traço” irá ocupar o edifício principal do Centro de Arte Contemporânea, permitindo ao público visitar uma seleção do universo visual de José Mouga. A mostra exibe um conjunto de 34 pinturas e 25 desenhos, que abrangem diversas fases e linguagens do percurso do artista plástico viseense. 
 
A concretização desta exposição traduz uma parte visível de um extenso trabalho do Município de Viseu iniciado em 2020 e, marcado em março de 2021, com a primeira transferência de parte da obra do artista, do seu ateliê em Caxias para Viseu, no seguimento do protocolo de doação e depósito aprovado em fevereiro desse mesmo ano.
 
O acordo estabeleceu as condições de doação e depósito pela família do espólio artístico de José Mouga à autarquia viseense, composto por pintura, desenho, escultura, cadernos de registo, entre outros com a intensão de criar um serviço de investigação e práticas artísticas através da constituição de uma reserva técnica visitável, que permitirá o estudo da obra, a sua salvaguarda e um conjunto de dinâmicas de investigação em torno do trabalho deste autor.
 
José Mouga nasceu em Viseu no ano de 1942. Licenciou-se em Pintura pela Escola Superior de Belas-Artes do Porto, com louvor e distinção, e obteve uma pós-graduação em Pintura na St. Martin's School de Londres como bolseiro da Fundação Gulbenkian, de 1973 a 1976.
 
Regressou a Portugal em 1976, fazendo de Lisboa a sua residência. Foi professor efetivo de Educação Visual, bem como responsável pelo Departamento de Pintura no Ar.Co e membro da sua Direção. Foi ainda professor e coordenador do curso de pintura do Instituto de Artes e Ofícios, da Universidade Autónoma de Lisboa.
 
Faleceu a 27 de setembro de 2016, em Lisboa.

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi