Saltar para o conteúdo principal

Viseu celebra Dia Mundial da Dança com três dias dedicados à arte

24-04-2024Cultura
Viseu celebra Dia Mundial da Dança com três dias dedicados à arte

Praça da República enche-se de música e ritmo este domingo, dia 28 de abril. As restantes atividades, do dia 27 a 29 de abril, decorrem nas instalações das entidades parceiras.


O Dia Mundial da Dança assinala-se na próxima segunda-feira, dia 29 de abril, e a Cidade-jardim celebra este dia com um fim de semana e programa dedicados a esta arte, reconhecida como linguagem universal, livre, agregadora e inclusiva, e promotora de ideias como a liberdade de expressão e igualdade de direitos.

A iniciativa decorre de 27 a 29 de abril e resulta de uma parceria entre o Município de Viseu e cerca de uma dezena de Escolas, Companhias e Formações artísticas do concelho, na área da Dança: Alidanças, Enérgica, Escola de Dança Lugar Presente, Dançando com a Diferença, Street Gymn Forlife, Pedro & Fernanda, Bailado Giselle Brites e Viseu a Dançar.

O dia 27 de abril é preenchido por aulas abertas de Ballet clássico, Hip-Hop, Jazz Moderno e Contemporâneo, bem como por workshops de técnica de Dança Clássica, Kizomba e Bachata. O dia culmina com a apresentação de todas as classes da Escola Streetgymn, com o espetáculo "Kontrastes”, no Palácio do Gelo Shopping.

Já no dia 28, domingo, as atividades desenrolam-se na Praça da Republica (Rossio) e no Parque Aquilino Ribeiro, com diversas oficinas, exibições, apresentações e workshops, terminando o dia com a atuação do DJ Nelson e Marcelo, no Rossio.

O último dia dedicado às comemorações, 29 de abril, começa com uma apresentação do vídeo de Dança "Continuamos Aqui/We´re still here”, realizado por Cati e Tomás do Viseu a Dançar, na Escola do 1º Ciclo do Ensino Básico da Ribeira, pelas 9H45.
Este projeto junta três Instituições de Tondela, sendo elas o Centro Social e Paroquial de Santiago de Besteiros, o Centro Social de Tourigo e o Centro Social Paroquial São Salvador de Tonda. Surgiu da necessidade de combater a solidão da terceira idade e da sensibilização da comunidade para a importância de envolver os idosos nos contextos culturais e sociais. O projeto foi apoiado pela Direção Regional de Cultura do Centro, no âmbito do Programa de Apoio à Ação Cultural. Posteriormente, já em 2023, foi escolhido para fazer parte da 31ª Quinzena de Dança de Almada, no Internacional Dance Festival, na Mostra de Vídeo-dança.

Pelas 10H30, o Agrupamento de Escolas de Mundão acolhe a apresentação de vídeo-dança "Flores em Ti” e a conversa com dois intérpretes da Dançando com a Diferença.
Este vídeo-dança resulta do trabalho final de reconstrução da confiança e reaproximação entre todos, após a pandemia e o distanciamento físico por ela imposto.
O dia 29 de abril disponibiliza, ainda várias atividades ao longo da tarde como aula aberta de Ballet Clássico e Hip-Hop.

Consulte a programação completa AQUI.

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi