Saltar para o conteúdo principal

Município de Viseu prossegue com a celebração dos Protocolos de Cooperação com agentes e promotores culturais do EIXO CULTURA

20-04-2024Cultura
Município de Viseu prossegue com a celebração dos Protocolos de Cooperação com agentes e promotores culturais do EIXO CULTURA
No conjunto dos 21 protocolos desta fase, autarquia aloca um montante de 582 mil euros 

Realizou-se na quinta-feira, dia 18 de abril, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, uma segunda fase de assinatura dos Protocolos de Cooperação entre o Município de Viseu e diversos agentes e promotores culturais do concelho, no âmbito do programa municipal EIXO CULTURA – edição 2024. 

Desta vez, a autarquia procedeu à celebração dos protocolos alusivos aos apoios relativos ao Eixo 2 (Criação Artística) – Medida 1 (Criação/Produção); ao Eixo 3 (Programação Artística) – Medida 1 (Programação Artística); e ao Eixo 1 (Parcerias de Programação). Do Eixo 1 foi celebrado apenas protocolo referente ao 17º Festival Internacional de Música da Primavera (ainda decorre o prazo para apresentação do pedido de renovação de apoio ao Eixo 1).

Globalmente, nestes 21 protocolos, o Município de Viseu aloca uma verba de cerca de 582 mil euros, traduzida em apoio financeiro e não financeiro. Recorde-se que, numa primeira fase, em março, foram celebrados 20 protocolos, num montante global de 126 mil euros, ao abrigo da medida 2 do Eixo 2 - Criação Artística/Edição; da medida 2 do Eixo 3 - Programação Artística/ Programação Cultural Tradicional/Atividades; e do Eixo 4 – Emergentes. 

No que diz respeito à Medida 1 do Eixo 2, são apoiados pelo programa municipal o Coletivo Gira Sol Azul (projeto Aurora Brava); Ana Seia de Matos (projeto "Tudo o Que Existe”); João Dias (projeto Estrada Romana); Associação "Memória Comum” (projeto Museu do Falso); Palco D’Argumentos (projeto CHEZ TCHEKHOV); Associação "Arte em Teia” (projeto "Maestra, Mulher, Memória”); Joana Martins (projeto "Corpo Museu”); Guilherme Marta (projeto CVME - Coletivo Viseense de Músicos Emergentes); e Tiago Santos (projeto "Hilário”). 

No âmbito da Medida 1 do Eixo 3, a autarquia viseense comparticipa um total de 11 projetos. São eles o projeto (i)MATERIALIDADE II - Programa de Pesquisa e Criação Artística e Comunitária com foco na relação entre o material e o imaterial, da Associação Cem Palcos; o projeto Rituais para o Futuro, da Associação Ritual de Domingo; o projeto MOST'24 – Programação Internacional de Mediação Cultural em Meio Rural / 5º Concurso de ReDesign - Forno Comunitário, da Associação Quinta Oficina; o projeto SHORT/AGE, da Associação Narrativa Magnética; o projeto VNBM'24 – Arte Contemporânea, da Cul de Sac – Produtora Cultural; e a 4ª edição do projeto No Fio da Palavra, da Associação Mochos no Telhado. O projeto Festival TRIP, de Rita Maia; a 6ª edição do Festival KARMA, da Acrítica CRL; o POV – Point of View, da Ardemente – Associação Artística; o Festival Lugar Presente/Lugar Futuro, da Escola de Dança Lugar Presente; e o CAOS – Ciclo de Programação, da Irreverentódromo - Associação Cultural são também projetos que o Município financia neste Eixo, na edição de 2024. 

Quanto ao EIXO 1, correspondente às "Parcerias de Programação”, ou seja, aos projetos que têm modalidade de apoio quadrienal, foi assinado o protocolo com a PROVISEU/Conservatório Regional de Música de Viseu Dr. José de Azeredo Perdigão, alusivo ao Festival Internacional de Música da Primavera. 

O "Eixo Cultura – Viseu 2022/2025” é um programa municipal de apoios à Cultura. Reúne um conjunto de medidas que visam a definição de uma programação abrangente nos domínios da criação/produção, programação/difusão, formação e edição.

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi