Programas de Desenvolvimento “Viseu Local” terão um milhão de euros em 2014.

Reunião de Almeida Henriques com os presidentes das Uniões e Juntas de Freguesia serviu também para apresentar a campanha de regularização de ligações ilegais às redes de água e saneamento

O Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, reuniu esta terça-feira, 18 de março, com o conjunto dos Presidentes das 25 Juntas e Uniões de Freguesia de Viseu, em Coimbrões, São João de Lourosa.

Nesta reunião, foi feito um ponto de situação dos Planos de Desenvolvimento “Viseu Local”, que envolvem estratégias de desenvolvimento local e a descentralização de competências e meios financeiros da Câmara Municipal para as Juntas de Freguesia.

Os “acordos de execução” da delegação de competências, que começaram a ser aprovados na passada semana, representarão em 2014 uma transferência de cerca de um milhão de euros para as freguesias.

O presidente da Câmara Municipal, Almeida Henriques, afirmou que «este é um passo positivo para num modelo de governação mais próximo das pessoas e mais eficiente no território».

Para Almeida Henriques, o programa “Viseu Local” representa ainda um novo desafio para as freguesias: «não se espera mais do mesmo. Hoje, pede-se às freguesias muito mais do que execução de obras. Pede-se que dinamizem projetos ligados ao empreendedorismo local, à valorização dos recursos económicos e à inclusão social.»

Neste encontro, o vereador João Paulo Gouveia, com a pasta do “desenvolvimento local” e da “cooperação com as freguesias” apresentou também o conjunto de princípios e de regras inerentes à execução dos protocolos de delegação de competências e à contratualização pública local.

A reunião serviu ainda para apresentar aos presidentes das Uniões e Juntas de Freguesia a operacionalização da campanha de regularização de ligações ilegais às redes de água e saneamento, que decorre até ao final do mês de Abril. «A cooperação e o envolvimento das freguesias nesta iniciativa são fundamentais», considerou Almeida Henriques.