Artigos

PADAF vai apoiar contratação de recursos ao nível da gestão desportiva

Durante a reunião do Executivo camarário de hoje, foram apresentados e aprovados novos critérios no Programa de Apoio ao Desporto e Atividade Física (PADAF), um instrumento de apoio direto aos clubes e associações desportivas do concelho, para o qual o Município destina mais de 1,1 milhões de euros por ano.

Neste ponto, a grande novidade é a introdução de uma nova medida de apoio para a contratação de recursos humanos especializados na área da gestão desportiva. O objetivo é permitir que os clubes profissionalizem as suas estruturas de gestão, garantindo um maior crescimento e estabilidade e se apresentem com uma melhor organização e estratégia aos seus sócios e à comunidade em geral.

O PADAF passa também a excluir o apoio às IPSS para aquisição de viaturas, de forma a evitar que um programa de dinamização da prática desportiva sirva para suprir outro tipo de carências destas instituições. Por outro lado, passam a ser valorizadas as candidaturas com forte preocupação ambiental e que promovam a preservação da natureza, especialmente na área dos Eventos. O programa mantém as linhas orientadoras de promoção da Atividade Física, incentivando a criação de novos projetos, dirigidos à população não abrangida pelo Desporto Federado, mas também aos segmentos com menor oferta, nomeadamente no que respeita ao género feminino e às freguesias de baixa densidade.