Última semana de candidaturas ao programa “VISEU CULTURA”

Candidaturas às linhas de financiamento “Animar”, “Revitalizar” e “Criar” decorrem até dia 31 de janeiro.

Falta apenas uma semana para a conclusão da fase de candidaturas às três novas linhas de financiamento a projetos independentes criadas pelo programa municipal “VISEU CULTURA”. As linhas de apoio “Revitalizar”, “Criar” e “Animar” encerram a fase de receção de propostas a 31 de Janeiro. As candidaturas à linha de apoio “Programar” encerraram no 31 de dezembro.

A linha “Revitalizar” dispõe de 100 mil euros para projetos de rejuvenescimento e valorização do folclore e outras manifestações da cultura popular. Já à linha “Criar” foi atribuído o valor de 50 mil euros para o apoio a criações de artistas locais, nomeadamente a sua exposição, publicação, gravação e produção em diversos suportes e canais de distribuição. Quanto à linha “Animar” foi dotada com 150 mil euros para financiamento de projetos de animação regular em espaços patrimoniais e equipamentos culturais, com vista à sua reativação como espaço cultural.

Para a linha “Programar”, cujas inscrições já encerraram, foram disponibilizados 500 mil euros que serão aplicados no apoio a eventos culturais, emergentes e consolidados, que promovam a renovação da agenda cultural do Município.

As candidaturas devem ser apresentadas via e-mail através do endereço Este endereçod e email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., de acordo com os termos e condições disponíveis nos avisos de abertura de cada linha de apoio. Os formulários de candidatura estão disponíveis online, em www.cm-viseu.pt/viseucultura, assim como as normas de participação.

No ano de 2018, este programa de apoio a projetos culturais independentes conta com 1,2 milhões de euros de financiamento global, distribuídos pelas 4 linhas existentes, somando-se ainda o apoio de 380 mil euros à programação e funcionamento do Viriato Teatro Municipal.

Com o objetivo de sustentar, diversificar, alargar e simplificar o acesso a incentivos para a criação, programação e revitalização cultural no concelho, o “Viseu Cultura” disponibilizou em 2018 quatro linhas de financiamento para áreas e objetivos distintos. Até dia 31 de janeiro, é possível a apresentação de candidaturas a 3 delas.

Todas as dúvidas relacionadas com as normas de participação e o processo de candidatura devem ser esclarecidas através do endereço de email referido: Este endereçod e email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.