Mundão, Campo e Viseu vencem concurso “Rota dos Presépios de Viseu”

Iniciativa do programa “Viseu Natal” contou com 29 presépios e a participação de todas as freguesias. 2ª edição está já garantida 

As freguesias de Mundão, Campo e Viseu (cidade) foram as grandes vencedoras da primeira edição do concurso “Rota dos Presépios de Viseu”, conquistando o 1º, 2º e 3º lugar, respetivamente. A iniciativa, que integrou a programação do “Viseu Natal”, atribuiu ainda três menções honrosas aos presépios das freguesias de Cavernães, Bodiosa e Calde. A cerimónia de anúncio dos vencedores teve lugar no início desta semana, nos Paços do Concelho. 

Aos vencedores foram atribuídos prémios no valor de 1500 euros (1º lugar), 1250 euros (2º lugar) e 1000 euros (3º lugar), sendo que as menções honrosas receberam também um prémio simbólico no valor de 500 euros. 

No seu ano de estreia, a “Rota dos Presépios de Viseu” contou com a participação de todas as freguesias, responsáveis pela conceção e construção de 29 representações da Natividade distintas. O desafio, lançado pelo Município de Viseu, em parceria com as Juntas de Freguesia, teve como objetivos revitalizar a tradição cultural, mas também promover práticas criativas e culturais coletivas na comunidade local, fomentando a identidade do território. 

O júri do concurso foi composto pelo Vereador da Cultura, Jorge Sobrado, pelo diretor e fundador do Museu Etnográfico de Silgueiros, António Lopes Pires, e da artista Vanessa Chrystie. 

Uma segunda edição da iniciativa/concurso “Rota dos Presépios de Viseu” está já garantida para a próxima agenda “Viseu Natal” e prevê novidades, nomeadamente a realização de workshops artísticos com a comunidade.