Projeto nacional de prevenção da obesidade infantil tem lugar em Viseu

 

Apresentação tem lugar amanhã, pelas 16 horas, na Escola Básica de São Salvador 

Tem lugar amanhã, terça-feira, 11 de outubro, pelas 16 horas, na Escola Básica de São Salvador, a apresentação de um projeto nacional de educação e entretenimento para a alimentação saudável e de prevenção contra a obesidade infantil. 

A iniciativa, de âmbito nacional, apresenta características inovadoras e terá a sua realização nas escolas básicas do concelho de Viseu, tendo crianças e professores como primeiros públicos-alvo. 

O projeto, designado de “Minuto Azul – Healthy Food on The Radio”, é promovido pelo Instituto de Medicina Preventiva e Saúde Pública da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, em parceria com o Município de Viseu, e conta com o apoio institucional dos Ministérios da Saúde e da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural e da Organização Mundial de Saúde. 

Participam nesta apresentação pública o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, a coordenadora do projeto, Isabel de Santiago, o Diretor Geral de Saúde, Francisco George, e o Administrador da TSF, Vítor Ribeiro. 

A obesidade infantil é um dos mais sérios desafios de saúde pública do século XXI, tendo atingindo atualmente proporções epidémicas. Presentemente, constitui a doença pediátrica com maior prevalência a nível mundial e apresenta indicadores preocupantes em Portugal.