Museus de Viseu de portas abertas e atividades gratuitas para celebrar Dia Internacional dos Museus

De 18 a 22 de maio, visitas guiadas, oficinas e ateliês temáticos, conferências, concertos, provas vínicas e degustações completam um programa temático e para toda a família nos museus do concelho

O Dia Internacional dos Museus assinala-se hoje, 18 de maio, e Viseu associa-se mais uma vez a esta celebração cultural a nível mundial com um programa temático que reúne várias atividades para toda a família e se prolonga até domingo, 22 de maio.

Visitas guiadas, oficinas e ateliês, percursos pedonais, conferências, concertos e provas de vinhos e sabores completam esta agenda de iniciativas gratuitas pelos museus do concelho.

Hoje, a entrada nos espaços aderentes será gratuita, mas também dia 21, “Noite dos Museus”. Neste dia, os museus estarão abertos ao público até à meia-noite, à exceção dos núcleos municipais Casa da Lavoura e Oficina do Linho, Casa das Memórias, Casa da Ribeira, Museu do Quartzo e Quinta da Cruz que encerrarão às 20 horas. O Tesouro da Sé não integra as comemorações, dado que se encontra encerrado para obras.

No arranque desta programação, dia 18, terá início o quarto congresso do projeto “Habitar [Património] Viseu”, no Museu Nacional Grão Vasco. O encontro científico, subordinado ao tema “Ao tempo de Almeida Moreira. Habitar os/nos séculos XIX e XX” prolonga-se até 20 de maio e, entre outras temáticas, irá também analisar o papel dos museus na sociedade.

Os museus municipais oferecem também visitas guiadas aos seus espaços e exposições. Dias 18, 21 e 22 de maio, haverá lugar a visitas gratuitas, duas pela manhã e duas à tarde. Durante estes três dias, também os museus municipais promovem diversas oficinas e ateliês pedagógicos dedicados às suas temáticas para miúdos e graúdos.

Destaque ainda para a inauguração da exposição fotográfica “Viseu – Identificação e Reconhecimento. Da vida citadina à vida rural”, de Duarte Belo, dia 18, pelas 18 horas na Casa das Memórias e pelas 21 horas no Museu Almeida Moreira. A exposição resulta de um levantamento fotográfico do concelho e apresenta uma visão do autor sobre a história, as paisagens, as construções humanas e a ruralidade de Viseu.

O Museu Nacional Grão Vasco, no âmbito das comemorações do seu centenário, promove a conferência “O Islão em Portugal”, dinamizada por Cláudio Torres, fundador e diretor do Campo Arqueológico de Mértola. Será no dia 21 de maio, pelas 17 horas.

A música abrilhantará também este programa cultural. Na noite do dia 21 de maio, o Adro da Igreja da Misericórdia acolhe um concerto da Banda Sinfónica do Exército, uma oferta do Regimento de Infantaria nº 14, pelas 21 horas. Segue-se outro momento musical do Coletivo Gira Sol Azul, a partir das 23H30.

A terminar o programa, a Casa da Lavoura e Oficina do Linho, em Várzea de Calde, será palco de uma prova de vinhos e degustação de sabores regionais, no domingo, 22 de maio, pelas 17 horas.

Toda a programação disponível aqui.