Conteúdo Relacionado
Viseu 2019, Destino Nacional de Gastronomia
Em 2019, Viseu é Destino Nacional de Gastronomia. Porque #viseusabebem!
Depois de "2017, Ano Oficial para Visitar Viseu” e de "Viseu, Cidade Europeia do Folclore 2018”, a cidade de Viriato elege o seu património gastronómico e os seus atributos à mesa como mote de valorização cultural e desenvolvimento turístico.
Em 2019, fomos "destino nacional de gastronomia" e colocamos à prova os melhores sabores da região. Em março, a cidade marcou presença na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, a maior feira nacional de turismo, como um verdadeiro restaurante. Contou com a presença de chefs e cozinheiros de Viseu que prepararam vários dos mais tradicionais e incontornáveis pratos da região como o Rancho à Moda de Viseu, o Arroz de Carqueja e a Vitela na Púcara, entre outros, para os pôr à prova aos visitantes.
Já em abril, a cidade-jardim lançou o "Viseu Doce”, a primeira edição de um evento exclusivamente dedicado à doçaria. Em maio, foi a vez da comida saudável: o "Viseu Sabe Bem” teve lugar no Parque Aquilino Ribeiro e dedicou-se exclusivamente à gastronomia. Desta vez, aos sabores mais saudáveis.
Os Museus de Viseu, na sua programação de 2019, exaltaram a gastronomia e os sabores, com propostas para todos os públicos. Desde as conversas "A Gastronomia & o Resto”, que vieram explorar as afinidades entre a mesa beiraltina e temas como a arte, a religião, a política, a ciência e a saúde, ao novo projeto das "Hortas do Museu”, na Quinta da Cruz. A Casa da Ribeira recebeu uma exposição de loiças antigas e tradicionais e o Museu do Linho de Várzea de Calde a exposição "Rótulos de Vinho”, da autoria de Vanessa Perdigão.
As Festas Populares de Viseu também vão viver de gastronomia, que será o tema principal das festividades. Já a guardiã das feiras populares do país, a Feira de São Mateus, apresenta este ano a sua sobremesa oficial.
Este ano não faltam motivos gastronómicos (e deliciosos) para visitar Viseu e comer bem. Pois, em Viseu, come-se muito bem!
Este plano de ação – contendo para já 30 realizações, em concreto – constitui uma agenda aberta a iniciativas complementares promovidas por entidades parceiras, assim como à adoção de novas ações consideradas especialmente relevantes ou de carácter demonstrativo. A sua execução será iniciada em 2019, devendo estender-se com algumas das suas ações mais estruturantes ou de animação do destino em 2020 e 2021.
1 Documento