Saltar para o conteúdo principal

2018: Viseu, Cidade Europeia do Folclore

Em 2018, Viseu foi "Cidade Europeia do Folclore”. Somos #viseufolk!

A proclamação deste "selo” e "assinatura promocional” decorreu de um facto capital: em 2018, Viseu acolheu o maior, mais relevante e mais histórico dos eventos europeus de etnografia e folclore: o festival EUROPEADE. O evento teve lugar entre os dias 25 e 29 de julho e acolheu mais de 5 mil participantes de mais de duas centenas de grupos provenientes das principais regiões europeias.

A estratégia municipal passa, agora, por "estender” o investimento no acolhimento e organização deste grande evento europeu, através de uma agenda estratégica anual para a valorização do seu património cultural imaterial, abrangendo as tradições do folclore, mas também o artesanato de qualidade, produtos agroalimentares de excelência, aldeias e valores rurais e naturais, assim como a criatividade e a inovação artística em torno desses valores e atributos.

Procura-se assim criar para a comunidade, o destino e a marca Viseu um território mais duradouro e mais vantajoso – menos confinado ao festival – de interação, notoriedade e reputação cultural, artística e turística, enquanto cidade europeia histórica e comunidade humana e cultural que é.

Um programa com 26 medidas voltadas para "pôr o folclore na moda”, para revitalizar artística e socialmente a cultura tradicional popular e valorizá-la na comunidade e na oferta turística do concelho e da região.



Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi