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Programas & Projetos Desportivos

Escola Ativa

O projeto ESCOLA ATIVA

O Projeto Escola Ativa surge como uma resposta local, promovida pela comunidade viseense, para o problema sistémico e global da inatividade física nas crianças. Deste modo, pretende sensibilizar todos os seus intervenientes para a prática da atividade física, como um comportamento de vida diário, potenciando a criação de experiências positivas e contribuindo para ambientes mais saudáveis na comunidade escolar. 

Alguns dos princípios que estão na base da sua criação são:

- A necessidade de aumentar o tempo de atividade física diária das nossas crianças, cumprindo os 60 minutos diários recomendados pela OMS;
- A promoção do brincar enquanto atividade livre e não orientada;
- A adoção de uma forma de mobilidade mais ativa nos trajetos casa-escola-casa;
- A renovação e reformulação dos recreios escolares para espaços mais naturais, menos sintéticos e normalizados;
- A promoção do contacto com a Natureza e a sua valorização enquanto ferramenta pedagógica e de estimulação da imaginação e criatividade da criança;
- A promoção da literacia para a atividade física junto de todos os agentes da comunidade escolar.

EIXOS ESTRATÉGICOS
A estratégia e organização do Projeto ESCOLA ATIVA assenta em quatro eixos de intervenção junto da comunidade escolar (alunos, corpo docente e não docente, Associações de Pais e respetivos Encarregados de Educação) e órgãos decisores da comunidade (Agrupamentos de Escolas, Juntas de Freguesia, entidades de saúde pública, ensino superior, entre outros).

1. Eixo de Intervenção Psicomotora

Este Eixo prevê a realização, no ensino pré-escolar, de uma atividade/aula semanal de 60 minutos, orientada por Técnicos/as licenciados/as em Educação Física e Desporto, em regime de coadjuvação com o/a Educador/a e que, além da intervenção direta com os alunos (cerca de 50 minutos), pretende ainda capacitar, estimular e dar apoio técnico ao corpo docente e não docente no sentido de serem implementadas estratégias que permitam elevar os níveis diários de atividade física, ao longo de todo o dia, indo ao encontro das recomendações da Organização Mundial de Saúde para cada segmento etário.

Para os Jardins de Infância do setor público, o Projeto ESCOLA ATIVA disponibilizará, ainda, uma segunda aula semanal, em horário de apoio à Família (15H30-17H30).

Estas atividades visam potenciar o conhecimento e o controlo do próprio corpo, através da exploração de habilidades motoras básicas e fundamentais ao desenvolvimento holístico da criança, a partir dos 3 anos. Pretende, ainda, o desenvolvimento de experiências positivas, como forma de promoção à adoção de estilos de vida mais ativos e saudáveis, ao longo do dia, e para todo o ciclo de vida.


2. Eixo da Melhoria dos Espaços Escolares

Visa a promoção da melhoria dos espaços escolares através da aquisição e/ou instalação de equipamentos estimuladores da atividade física, potenciando ainda uma cultura de diminuição do espaço sintético e de betão para o espaço naturalizado, assim como de espaços escolares mais desafiadores que potenciem períodos mais ativos, especialmente no horário não letivo.

Para a melhoria estratégica na operacionalização deste eixo contaremos com o apoio técnico do Instituto de Apoio à Criança (IAC), designadamente para:

- a redação de um Documento Estratégico para os Projetos de Melhoria dos Recreios Escolares (disponível AQUI);
- a emissão de Pareceres Técnicos sobre todas as propostas de projetos de intervenção no âmbito do Eixo de Melhoria dos Espaços Escolares;
- o apoio ao Município de Viseu através de vistorias aos recreios escolares e documentos de avaliação/vistoria.


3. Eixo Criação de Ambientes/Sistemas Ativos

O objetivo deste eixo passa pela criação de estratégias e metodologias que potenciem o aumento dos níveis de atividade física, em horário letivo e não letivo, e a diminuição de práticas educativas associadas a comportamentos sedentários, criando na comunidade escolar ambientes mais positivos e mais saudáveis. Esta visão é consubstanciada em estratégias que promovam salas de aulas mais ativas; pausas ativas (exemplo da Roda Ativa); intervalos ativos e promotores do brincar livre; formas de mobilidade mais ativas; dinamização de iniciativas de mobilização da comunidade, como o Dia do brincar, entre outros.

Da operacionalização deste eixo, em anos letivos anteriores, destaca-se a iniciativa "Roda Ativa”. 
Inserido no eixo de intervenção do projeto "Ambientes Ativos”, em que o objetivo passa pela criação de estratégias e metodologias que potenciem o aumento dos níveis de atividade física em horário letivo e não letivo e na diminuição de práticas educativas associadas a comportamentos sedentários, criando assim na comunidade escolar ambientes mais positivos, mais saudáveis e potenciadores de sucesso escolar, implementou-se a RODA ATIVA nas escolas do 1º CEB. 

A RODA ATIVA foi criada como forma de auxiliar os Professores na realização de pausas ativas durante o período letivo escolar, pretendendo-se que a cada 60 minutos sentados se fizesse uma interrupção desse comportamento sedentário e, fazendo-a girar, se executasse o exercício que o bloco indicasse, num mínimo de 3 minutos. Como forma de sugestão e guia orientador, elaborou-se um documento constituído por propostas de exercícios para cada um dos 6 blocos constituintes da Roda denominado "RODA ATIVA – PROPOSTAS METODOLÓGICAS”.
 
Desta forma, e consubstanciado numa estratégia de Pausa Ativa que potencia um ambiente ativo na comunidade escolar, possibilita-se "trabalhar o movimento para quebrar a rotina da aula dando às crianças um intervalo divertido, para despertar o corpo e revigorá-las.”




4. Eixo de Boas Práticas

Este eixo visa identificar e referenciar boas práticas de promoção da atividade física, enquanto comportamento de vida diário na comunidade escolar, de âmbito local, nacional ou internacional, no sentido de estimular a sua replicação nas nossas comunidades. 

5. Eixo Plano de (In)Formação

Objetivos:

Valorizar a experiência dos Recursos Humanos envolvidos no projeto e adequar um plano de formação específico, fomentando a capacitação, a formação contínua e a criação de momentos de reflexão e partilha no âmbito do Escola Ativa. Dirigido ao:

- Corpo Docente e não Docente;
- Profissionais integrados no Eixo de Intervenção Psicomotora;
- Associações de Pais e Encarregados de Educação;
- Direção dos Agrupamentos e Juntas de Freguesia, entre outros.

Pretende, ainda, contribuir para o aumento dos níveis de literacia para a Atividade Física, potenciação, desta forma, a melhoria das decisões diárias ao nível da adoção de comportamentos de vida mais ativos e saudáveis.

Para a melhoria estratégica na operacionalização deste eixo, contamos com a apoio técnico do Instituto de Apoio à Criança (IAC), designadamente para a dinamização de ações de formação e/ou sensibilização com a comunidade escolar, famílias e comunidade em geral.

 
6. Eixo de Avaliação e Monitorização

É objetivo, neste eixo, implementar um processo de avaliação e monitorização, permitindo desta forma o controlo e adequação do Projeto de intervenção, através de:

- Reunião intercalar (a meio do ano letivo) com as Associações de Pais;
- avaliação qualitativa por parte das Associações de Pais, Juntas de Freguesia, Coordenadores de Escola e Agrupamentos de Escolas.


A 7ª Edição do Projeto Escola Ativa (ano letivo 24/25) está a ser preparada! Mais informações brevemente. 

Materiais e iniciativas de promoção para a Literacia Física através do Projeto Escola Ativa


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