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Programas & Projetos Desportivos

Escola Ativa

O projeto ESCOLA ATIVA

O Projeto Escola Ativa surge como uma resposta local, promovida pela comunidade viseense, para o problema sistémico e global da inatividade física nas crianças. Deste modo, pretende sensibilizar todos os seus intervenientes para a prática da atividade física, como um comportamento de vida diário, potenciando a criação de experiências positivas e contribuindo para ambientes mais saudáveis na comunidade escolar. 

Acreditamos que, mais do que nunca, faz sentido ativar este projeto nas nossas escolas assim como, alguns dos princípios que estão na base da sua criação:

- A necessidade de aumentar o tempo de atividade física diária das nossas crianças, cumprindo os 60 minutos diários recomendados pela OMS;
- A promoção do brincar enquanto atividade livre e não orientada;
- A adoção de uma forma de mobilidade mais ativa nos trajetos casa-escola-casa;
- A renovação e reformulação dos recreios escolares para espaços mais naturais, menos sintéticos e normalizados;
- A promoção do contacto com a Natureza e a sua valorização enquanto ferramenta pedagógica e de estimulação da imaginação e criatividade da criança;
- A promoção da literacia para a atividade física junto de todos os agentes da comunidade escolar.

Eixos estratégicos:
A estratégia e organização do projeto ESCOLA ATIVA assenta em seis eixos de intervenção junto da comunidade escolar (alunos, corpo docente e não docente, associações de pais e respetivos encarregados de educação) e órgãos decisores da comunidade (agrupamentos de escolas, juntas de freguesia, entidades de saúde pública, ensino superior, entre outros).

1. Eixo de Intervenção Psicomotora

Este eixo prevê a realização, ao longo do ano letivo, de uma atividade/aula semanal de 60 minutos, orientada por um técnico(a) licenciado(a) em Educação Física e Desporto, em regime de coadjuvação com o(a) Educador(a)/Professor(a). Além da intervenção direta com os alunos (cerca de 50 minutos), pretende, ainda, capacitar, estimular e dar apoio técnico ao corpo docente e não docente, no sentido de serem implementadas estratégias que permitam elevar os níveis diários de atividade física, ao longo de todo o dia, indo ao encontro das recomendações da Organização Mundial de Saúde para cada segmento etário. 

Para os Jardins de Infância do setor público, o projeto ESCOLA ATIVA disponibilizará, ainda, uma segunda aula semanal, em horário de apoio à Família (15h30-17h30).
Estas atividades visam potenciar o conhecimento e o controlo do próprio corpo, através da exploração de habilidades motoras básicas e fundamentais ao desenvolvimento holístico da criança, a partir dos 3 anos. Pretende, ainda, o desenvolvimento de experiências positivas, como forma de promoção à adoção de estilos de vida mais ativos e saudáveis, ao longo do dia, e para todo o ciclo de vida.


2. Eixo de Criação de Ambientes/Sistemas Ativos

O objetivo deste Eixo passa pela criação de estratégias e metodologias que potenciem o aumento dos níveis de atividade física, em horário letivo e não letivo, e a diminuição de práticas educativas associadas a comportamentos sedentários, criando na comunidade escolar ambientes mais positivos e mais saudáveis.

Exemplos de estratégias que potenciam um Ambiente Ativo na comunidade escolar:

- Salas de Aula Ativas
"Metodologia cujas atividades se caracterizam, principalmente, pela utilização de movimento, inserido nas práticas educativas, vinculadas aos conteúdos e desenvolvidas no horário de aula, de forma a tornar as crianças mais ativas fisicamente e mais instrumentalizadas no processo de aprendizagem desenvolvido na escola. 
Há, ainda, a possibilidade de se trabalhar o movimento para quebrar a rotina da aula, dando às crianças um intervalo divertido, para despertar o corpo e revigorá-las”.

- Pausas Ativas
"A valorização do corpo em movimento, dentro da sala de aula, passa pela introdução de pausas para atividades de escuta (meditação e respiração) e exercícios de mobilização do corpo (jogo de atividade física). As crianças não precisam estar sempre sentadas (inativas) durante a aula e mudar mesas e cadeiras pode fazer com que os saberes possam ser trabalhados e assimilados com mais prazer, mais motivação intrínseca e mais participação em grupo."
(Carlos Neto)

"Uma revisão bibliográfica realizada demonstra que com apenas cinco minutos de atividade física regular, foram observados resultados positivas no comportamento académico, designadamente na capacidade de atenção, concentração e continuidade na tarefa, e que estes seriam ainda mais eficazes com um mínimo de 10 a 30 minutos de atividade física regular.” 
(What works in schools and colleges to increase physical activity? – Public Health England)

Na edição 2020/21 do Projeto Escola Ativa, foi criada e implementada, em todas as salas de aula, a RODA ATIVA, como forma de auxiliar os professores na realização de Pausas Ativas, durante o período letivo escolar. Pretende-se que, a cada 60 minutos sentados (de inatividade) se faça uma Pausa Ativa, no mínimo, de 3 minutos, fazendo girar a Roda Ativa e executando o exercício que o bloco de exercício indicar.
Como forma de sugestão e guia orientador entregou-se, também, um guia constituído por um conjunto de propostas de exercícios, para cada um dos 6 blocos.
Pretende-se dar continuidade a esta estratégia, nesta edição do Escola Ativa, por trazer inúmeros benefícios às nossas crianças.

- Roda Ativa



- Intervalos Ativos
"Crianças ativas no recreio aprendem melhor em sala de aula. Quem apresenta um jogo de atividade física moderada e mais socialização no intervalo têm mais capacidade de atenção e concentração nas aprendizagens escolares consideradas úteis. O recreio deveria ser desafiante, permitindo brincadeiras livres sem supervisão exagerada dos adultos (proibição da margem de risco e de atividades de exploração dos espaços existentes), permitindo que as crianças realizem atividades próprias da idade: jogos de corrida, luta e perseguição, ações de trepar, de equilíbrio e vertigem, jogos com bola, jogos tradicionais e simbólicos e de dramatização, e relação com elementos naturais (água, areia, terra, plantas)."
(Carlos Neto)

- Projeto Salta à Corda da DGS
"Saltar à corda é um dos melhores exercícios aeróbicos, dos mais equilibrados segundo os especialistas, por trabalhar intensamente múltiplas partes do corpo. Tem ainda como vantagens, entre outras, o ser barato, de fácil acesso, colocar em ação grandes e importantes grupos musculares, trabalhar a coordenação motora, a resistência aeróbica e anaeróbica, a força de resistência de membros inferiores e exercitar o cérebro.”
(Direção Geral da Saúde)

- Projeto Cres(Ser) Ká Fora
Na perspetiva de diferentes investigadores (Bilton, 2010; Fjørtoft, 2004; Dyment & O’Connell, 2013), "brincar no exterior assume-se, não só como estratégia para promover níveis mais elevados de atividade física, mas também poderá contribuir para a promoção da saúde numa perspetiva global, diminuindo os níveis de stress, ansiedade e depressão que assumem, cada vez mais, evidência entre crianças e adultos. Por outro lado, permite o desenvolvimento de competências relacionadas com conhecimento do corpo e do espaço, resolução de problemas, capacidade para pensar de forma criativa e para trabalhar em equipa.

Ao ar livre, com os amigos, vivendo desafios e aventuras, é possível adquirir e mobilizar competências dificilmente replicadas no interior, abrangendo dimensões cognitivas, sociais, motoras e emocionais pelo que o bem-estar experienciado na Natureza poderá ter influência noutros contextos, promovendo comportamentos de maior resiliência face aos desafios quotidianos.” 
Projeto Regional para a Promoção da Atividade Física – ARS Centro, IP

- Espaços Escolares mais Ativos e desafiadores que potenciem períodos mais ativos no horário de recreio escolar

- Promover junto dos Encarregados de Educação estratégias que potenciem uma forma de mobilidade mais ativa no percurso Casa-Escola-Casa
"Os jovens em idade escolar podem beneficiar de uma importante oportunidade para a prática de atividade física através da realização diária dos percursos entre a casa e a escola. Existem já importantes evidências que apontam para associações diretas ou indiretas entre a deslocação ativa de crianças e jovens para a escola e indicadores de desenvolvimento cognitivo, aptidão cardiovascular, cumprimento dos níveis recomendados de atividade física e diminuição da obesidade.” 
(Maria Paula Mota - CIAFEL-FADEUP)

- Criação de projetos e ações que estimulem a prática de atividade física antes e após o tempo letivo.

- Criação de projetos que promovam a cultura do brincar.

- Criação e/ou participação em projetos que visem aumentar os níveis de atividade física em contextos extra-letivos e, sempre que possível, promovendo as atividades em Família. 
Exemplos: Viseu a Nadar, Percursos Ativos, Dia da Criança, Semana da Atividade Física, Escolas Multidesportivas, Dinamização de atividades competitivas inter e intra-escolas (3º e 4º anos), entre outros.


3. Eixo da Melhoria dos Espaços Escolares

Visa a melhoria dos espaços escolares através da aquisição e/ou instalação de equipamentos estimuladores da atividade física, potenciando, ainda, uma cultura de diminuição do espaço sintético e de betão para um espaço naturalizado.

- Espaços escolares mais ativos e desafiadores que potenciem períodos mais ativos no horário não letivo.


4. Eixo de Boas Práticas

Este eixo visa identificar e referenciar boas práticas de promoção da Atividade Física enquanto comportamento de vida diário na comunidade escolar, de âmbito local, nacional ou internacional, no sentido de estimular a sua replicação.

Boas Práticas referenciadas no âmbito do Escola Ativa:

Exemplo de Boas Práticas Locais:
- Danç’aqui - projeto de dança no Agrupamento do Viso;
- Dançar, é para todos - projeto de inclusão de alunos de etnia cigana e NEE no Agrupamento de Escolas Viseu Norte;
- Brincar com os Avós - jogos tradicionais: Agrupamento de Escolas do Viso.

Outras Boas Práticas: 
- Projeto Daily Mile (The Daily Mile Foundation)
O projeto Daily Mile é um projeto de promoção da Atividade Física regular, com forte impacto social, onde, preferencialmente, no início de cada dia, alunos, educadores e assistentes operacionais fazem um percurso de 15 minutos, a caminhar ou correr, no espaço exterior da Escola (recreio).


5. Eixo Plano de (In)Formação

Objetivos:
Valorizar a experiência dos Recursos Humanos envolvidos no projeto e adequar um plano de formação específico, fomentando a capacitação, a formação contínua e a criação de momentos de reflexão e partilha no âmbito do Escola Ativa. Dirigido ao:
- Corpo Docente e não Docente;
- Profissionais integrados no Eixo de Intervenção Psicomotora;
- Associações de Pais e Encarregados de Educação;
- Direção dos Agrupamentos.

Pretende, ainda, contribuir para o aumento dos níveis de literacia para a Atividade Física, potenciação, desta forma, a melhoria das decisões diárias ao nível da adoção de comportamentos de vida mais ativos e saudáveis.

Metodologia:
- Os Técnicos afetos ao Projeto ESCOLA ATIVA têm uma componente não letiva para criação e operacionalização de estratégias e ações que contribuam para a melhoria dos níveis de atividade física diária dos alunos, monitorização dos objetivos do projeto e caracterização da Comunidade Escolar;
- Este trabalho deve ser executado em articulação com o Agrupamento, Educadores, Assistentes Operacionais, Associação de Pais e Juntas de Freguesia;
- Produção de suportes de comunicação associados a campanhas de informação e sensibilização para reforçar os valores e princípios do ESCOLA ATIVA:


 

6. Eixo de Avaliação e Monitorização

- Implementar um eixo de avaliação e monitorização, permitindo desta forma o controlo e adequação do projeto de intervenção;
- Avaliar os níveis de Atividade Física diária dos alunos, de acordo com as recomendações da Organização Mundial de Saúde;
- Avaliar alterações comportamentais (mobilidade, tempo de ecrã);
- Avaliação de indicadores de saúde (obesidade);
- Avaliação na participação de Atividades Desportivas extra componente escolar.

No passado dia 12 de outubro, tiveram início as atividades da 4ª edição do Projeto Escola Ativa. 
Pela primeira vez, contamos com a participação dos 5 Agrupamentos de Escolas (Infante D. Henrique, Mundão, Viseu Norte, Viso e Grão Vasco) e ainda com alguns estabelecimentos de ensino privado, envolvendo mais de 5216 crianças do ensino pré-escolar e 1º ciclo.

Um projeto que está a ser construído em articulação com a comunidade, envolvendo o ACES Dão Lafões, Escola Superior de Educação de Viseu, Agrupamentos de Escolas, Associações de Pais, Juntas de Freguesia e alguns estabelecimentos de ensino privado.
Durante o período de confinamento em 2020/2021, o Município de Viseu, em parceria com os Agrupamentos de Escolas e as Associações de Pais, redesenhou um novo modelo de intervenção por forma a manter vivos os objetivos do projeto ESCOLA ATIVA, designadamente no combate aos comportamentos sedentários, na melhoria dos níveis de literacia física e, consequentemente, no aumento dos níveis diários de atividade física nas comunidades escolares dos Jardins de Infância e 1º ciclo do ensino básico do concelho.

Assim, o Escola Ativa apresentou-se à comunidade com novas estratégias de intervenção, para a fase de aulas não presenciais. Estas tiveram como objetivo apoiar a ação dos educadores, professores e encarregados de educação em manter as crianças fisicamente ativas.

Este novo "desenho” integrou três estratégias distintas, mas complementares:

1 – Dinamização de aulas síncronas, em horário letivo, num total de uma hora por semana, pelos técnicos do projeto Escola Ativa (apenas destinadas ao 1º CEB);

2 – Dinamização de aulas presenciais nas escolas de acolhimento;

3 – Criação e difusão semanal pelas Associações de Pais de eCards com propostas diárias de atividades, para as crianças do JI e 1º CEB, com o objetivo de estimular a realização destes mesmos exercícios, em horário não letivo, entre pais e filhos.


Os ecards podem ser consultados e descarregados abaixo e no facebook do Viseu Ativo.

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