Prémios Literários

Prémio de Poesia Judith Teixeira

O Município de Viseu, através da Biblioteca Municipal D. Miguel da Silva, voltou a promover, em 2020, o Prémio de Poesia Judith Teixeira. A iniciativa insere-se na agenda de valorização da literatura e da retoma das atividades culturais.

Instituído pela Câmara Municipal de Viseu, em parceria com a editora Edições Esgotadas, visa premiar uma obra de poesia, original e inédita, escrita em língua portuguesa. As obras devem ser originais e inéditas e não podem ter sido ainda publicadas.

O autor vencedor do Prémio de Poesia Judith Teixeira 2020 é Otildo Justino Guido, de 22 anos, natural de Moçambique, com a obra da sua autoria "O Osso de Água".

Durante o período de candidaturas, entre 17 de agosto e 15 de setembro, a Biblioteca Municipal D. Miguel da Silva recebeu 204 obras de poesia, vindas de vários países de língua portuguesa como Brasil, Moçambique, Angola e Cabo Verde, entre outros.

Ao vencedor do Prémio de Poesia Judith Teixeira é atribuído um prémio monetário no valor de 2500 euros, da responsabilidade da Câmara Municipal de Viseu, e a sua obra será publicada pela editora Edições Esgotadas.

A iniciativa visa homenagear simbolicamente a vida e obra da mulher e escritora Judith Teixeira, nascida em Viseu a 25 de janeiro de 1880 e falecida em maio de 1959, em Lisboa, mas também estimular a criação cultural e literária, procurando auxiliar os autores no acesso à edição das suas obras.

Compreendi