ETAR Viseu Sul voltou a abrir portas às visitas escolares, no Dia Mundial da Água

Águas de Viseu retoma, pelo terceiro ano, o serviço educativo para os alunos do 4º ano. Perto de 1000 crianças visitarão a ETAR até junho

Pelo terceiro ano consecutivo, a Águas de Viseu renova a agenda de visitas escolares à ETAR Viseu Sul, no âmbito do seu serviço educativo.

Em 2018, o Dia Mundial da Água (22 de março), ontem assinalado, foi o dia eleito para o arranque da iniciativa, que contou com presença do Presidente da Câmara Municipal, Almeida Henriques, e dos Vereadores João Paulo Gouveia, Conceição Azevedo e Cristina Brasete.

Um grupo de cerca de 50 alunos do 4º ano, das Escolas Básicas de São Miguel e São Salvador, foram os primeiros “embaixadores” deste novo ciclo, que se prolongará até ao final do ano letivo e envolverá a participação de cerca de 1000 crianças nestas visitas pedagógicas.

No auditório da ETAR, as crianças tiveram a oportunidade de visualizar o filme “A Fábrica da Água”, alusivo ao processo de tratamento da água, e receber um livro lúdico-pedagógico que explica, através de ícones, grafismos e mensagens simplificadas, este mesmo processo. Nesta tarde de ontem, os alunos tiveram ainda oportunidade de colocar questões ao Presidente da Câmara Municipal, que lembrou a importância de fazer uma gestão diária regrada e consciente da água.

Conhecer o funcionamento da ETAR, nomeadamente os vários mecanismos e fases de tratamento, é também um dos objetivos principais desta iniciativa municipal, que visa proporcionar uma experiência real e complementar ao estudo do ciclo da água que integra o programa curricular anual do 4º ano de escolaridade.