Saltar para o conteúdo principal

Museus Municipais de Viseu celebram Dia Internacional dos Museus com novidades e quatro dias de programação

09-05-2023Cultura
Museus Municipais de Viseu celebram Dia Internacional dos Museus com novidades e quatro dias de programação

De 18 a 21 de maio, Museus Municipais proporcionam cerca de 30 atividades para viseenses e visitantes. Novos logótipos, visitas virtuais e novos materiais de divulgação são algumas das novidades

"Museus, Sustentabilidade e Bem-estar” é o tema lançado pelo ICOM – International Council of Museums para o Dia Internacional dos Museus 2023, que se comemora a 18 de maio, e o Município de Viseu celebra esta data com a apresentação de uma série de novidades e programação intensa nos 8 Museus Municipais.

Na apresentação da efeméride, que decorreu esta terça-feira, 9 de maio, marcaram presença o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Fernando Ruas, e a Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Viseu, Leonor Barata.

"Em Viseu, temos o privilégio de contar com Museus de alta qualidade, que reúnem um acervo valioso e diversificado, capaz de nos transportar para diferentes épocas e contextos históricos do nosso concelho”, mencionou o Presidente Fernando Ruas.

A Vereadora Leonor Barata começou por apresentar os novos logótipos dos Museus Municipais.

"Uniformizar as marcas dos nossos Museus, reforçar a estrutura em rede e conferir-lhes mais personalidade foram os objetivos desta atualização”, referiu a Vereadora. "Nos próximos meses, iniciaremos o trabalho de atualização da sinalética dos espaços museológicos com as novas marcas”, sublinhou.

Em 2023, os Museus Municipais de Viseu também lançam novos materiais de divulgação, com o objetivo de fornecer informações mais detalhadas sobre os seus acervos, para que o público possa desfrutar e conhecer melhor os recursos que oferecem. Há um renovado livro, com a apresentação dos 8 espaços, que pode ser levantado gratuitamente, assim como novos flyers individuais de cada Museu que, juntos, formam uma coleção. Estes novos suportes estarão disponíveis a 18 de maio.
A partir deste verão, há também uma nova forma de visitar os Museus Municipais. O portal turístico de Viseu, www.visitviseu.pt, vai alojar visitas virtuais interativas, a 3 dimensões, à Casa da Ribeira, Museu Almeida Moreira, Museu de História da Cidade, Museu do Linho de Várzea de Calde, Museu do Quartzo – Centro de Interpretação Prof. Galopim de Carvalho, Museu Keil Amaral, Polo Arqueológico de Viseu António Almeida Henriques – Coleção Arqueológica José Coelho e Quinta da Cruz – Centro de Arte Contemporânea.

"A visita virtual permite conhecer os Museus em qualquer lugar do mundo, sem sair de casa, em qualquer horário, com interatividade, o que significa que o visitante pode clicar em diferentes itens, ler informações adicionais e assistir a vídeos”, referiu a Vereadora da Cultura, Leonor Barata.

Este ano, no âmbito das comemorações do Dia Internacional dos Museus, o Museu de História da Cidade "reaviva” a Imagoteca Municipal de Viseu, através do roteiro "Refotografar Viseu”, no dia 20 de maio. A partir do acervo de imagens da Imagoteca Municipal, os participantes da atividade são desafiados a percorrer o centro histórico para refazer fotografias originais da primeira metade do século XX e verificar, in loco, como a cidade mudou.

Outra das novidades anunciadas é a abertura do Museu Almeida Moreira, Museu de História da Cidade e Museu Keil Amaral ao domingo, durante o horário de verão: de 15 de junho a 15 de setembro.
Para os dias 18, 19, 20 e 21 de maio, os 8 Museus Municipais de Viseu reservam cerca de 30 atividades para viseenses e visitantes. Aulas de yoga nos Museus, um percurso pelo Parque Linear do Pavia, um passeio geológico pelo Monte de Santa Luzia, visitas guiadas, curtas-metragens e aulas de desenho são algumas das atividades.

Destaque para a Mesa Redonda "O que pode um Museu? Do bem-estar à sustentabilidade”, com a participação de especialistas ligados à museologia e saúde-mental, com a moderação da Vereadora Leonor Barata, no dia 18 de maio, pelas 18 horas, no Museu Keil Amaral.

De realçar, ainda, a inauguração da exposição temporária "Ecos da Ida e do Retorno”, no Museu do Linho de Várzea de Calde, no dia 20, pelas 15H30. Uma exposição com obras artísticas, entrevistas etnográficas, fotografias e documentos sobre a emigração na Freguesia de Calde.

Mediante marcação, estarão também disponíveis as oficinais criativas "Sementeira do Linho” e "Saquinho de Linho Térmico” no Museu do Linho de Várzea de Calde, "Quadro das Memórias” na Casa da Ribeira, "Harmonia Perfumada” no Museu de História da Cidade e "Vamos fazer uma exposição?” no Museu Almeida Moreira.

Consulte AQUI a programação completa dos Museus Municipais de Viseu para o Dia Internacional dos Museus.

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi