Comemorações do 25 de Abril

47º Aniversário do 25 de Abril

Em 2021, assinalámos o 47º aniversário da Revolução do 25 de Abril de forma diferente.

Não obstante, fizemos uso da palavra e da liberdade de expressão que este dia nos trouxe, assinalando de forma simbólica este marco histórico, com a partilha das mensagens dos Grupos da Assembleia Municipal, do Presidente da Assembleia e da Presidente da Câmara de Viseu, assim como do Tenente General António Amaral, Capitão de Abril.

Clique nos links abaixo para assistir a cada uma das mensagens:

Presidente da Assembleia Municipal de Viseu

Presidente da Câmara Municipal de Viseu

Capitão de Abril

Grupo Municipal PSD

Grupo Municipal PS

Grupo Municipal CDS/PP

Grupo Municipal BE

Grupo Municipal CDU

46º Aniversário do 25 de Abril

Em 2020, no dia em que se assinalou o 46º aniversário do 25 de Abril de 1974, os Órgãos Municipais prestaram o seu reconhecimento ao papel do Regimento de Infantaria nº 14, na Revolução dos Cravos.

Devido à pandemia COVID-19, a Sessão Solene Extraordinária Comemorativa não foi realizada. Contudo, pode consultar as mensagens evocativas dos órgãos da Assembleia Municipal alusivas às comemorações do 25 de abril.

45ª Aniversário do 25 de Abril
Sessão Solene Extraordinária Comemorativa do 25 de Abril

No ano em que se celebrou o 45.º Aniversário do 25 de Abril, e também o 20.º Aniversário do Teatro Viriato, a Assembleia Municipal de Viseu realizou a Sessão Solene Comemorativa do 25 de Abril de uma forma especial, marcando as efemérides de forma singela - mas significativa -, numa perspetiva de interação e integração com a comunidade, de modo a que, honrando a memória, se difundissem os princípios da cidadania democrática, realizando a sua Sessão Solene numa CASA DE CULTURA.

Incluiu no alinhamento da Sessão Solene a intervenção de uma personalidade que apresentou uma comunicação subordinada ao tema "JUSTIÇA E DEMOCRACIA”. Para o efeito, foi convidada a Dra. Joana Marques Vidal, personalidade com um vasto e rico currículo, que constituiu, indubitavelmente, um valioso contributo para o engrandecimento das comemorações.

Edital da Sessão Solene Comemorativa do 45.º Aniversário do 25 de Abril
Programa das Comemorações da Sessão Solene Comemorativa do 45.º Aniversário do 25 de Abril

44º Aniversário do 25 de Abril
Sessão Solene Extraordinária Comemorativa do 25 de Abril

No ano em que o país se encontra mobilizado em torno das dificuldades sentidas, com a enorme tragédia que assolou o interior do nosso país, as Comemorações do 44.º Aniversário da Revolução de Abril incluíram a realização da Sessão Solene Comemorativa na Freguesia de São Pedro de France, como forma de reconhecer a relevância do meio rural no quadro económico, social e cultural de Portugal, bem como sublinhar a importância do combate à desertificação das aldeias.

Foi incluída no alinhamento da Sessão Solene a intervenção de uma personalidade nacional a quem foi solicitada uma comunicação relacionada com a Revolução de Abril. Assim, a Sessão Solene contou com a participação de Maria João Baila Madeira Antunes, personalidade viseense, que apresentou uma comunicação subordinada ao tema "Todos têm direito à liberdade”.

Edital da Sessão Solene Comemorativa do 44.º Aniversário do 25 de Abril
Programa das Comemorações da Sessão Solene Comemorativa do 44.º Aniversário do 25 de Abril

Compreendi