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Viseu Urbe

O Urbanismo, em Viseu, está a mudar!
Já conhece as novas medidas relativas ao atendimento geral do Urbanismo e dos Gestores de Procedimento? O Município de Viseu continua a trabalhar para uma gestão, distribuição e atendimento mais simples, célere, transparente e eficaz


Como apresentar pedidos e/ou documentos?
Deverá enviar os seus pedidos e/ou documentos, de acordo com a sua pretensão, com inclusão dos formulários, em conformidade com as normas de instrução dos processos em formato digital e respetivas normas técnicas, disponíveis em www.cm-viseu.pt, para o e-mail urbanismo@cmviseu.pt.


O que fazer caso os documentos sejam superiores a 5mb?
Os ficheiros superiores a 5MB devem ser enviados pela plataforma online wetransfer - https://wetransfer.com/

Importante: Os ficheiros só serão aceites se cumprirem todas as especificações indicadas, nas correspondentes normas técnicas, devendo ser recusados e substituídos, em caso de não conformidade.


Necessito entregar os originais de documentos. Como devo proceder?
Poderá usufruir do atendimento presencial para o efeito. Este será efetuado de Segunda a Sexta, entre as 9 e as 16 horas.


Como proceder relativamente ao pagamento de taxas e cauções?

Poderá proceder ao pagamento, por transferência bancária, da seguinte forma:
 - Taxas urbanísticas: IBAN PT50 0018 0000 5199 3869 0202 1
 - Cauções: IBAN PT50 0018 0001 0020 2301 5682 7

Os comprovativos de pagamento devem ser remetidos para o email urbanismo@cmviseu.pt, com indicação do respetivo processo administrativo.


Submeti o meu processo administrativo. Como posso obter informações sobre a sua tramitação?

Com vista a minimizar os constrangimentos decorrentes da ausência de atendimento presencial, foram designados 3 Gestores de Procedimento, os quais desempenham funções, em regime de exclusividade, mantendo-se, desta forma, mais próximos dos cidadãos e das empresas, já que os mesmos estão disponíveis para atendimento presencial, telefónico e/ou email, em função da zona territorial.


Saiba qual o Gestor que pode consultar, os dias e horários

Zona A
Faíl e Vila Chã de Sá, Ranhados, Repeses e São Salvador, São João de Lourosa, Silgueiros e Viseu.

Gestor do Procedimento
Goretti Figueira
232 427 472 | 969 077 494

Horários de Atendimento
Segunda-feira
9 às 12 horas – Atendimento Presencial 
14 às 16 horas – Atendimento Telefónico

Terça-feira
9 às 12 horasAtendimento Telefónico
14 às 16 horasAtendimento Presencial

Quarta-feira
9 às 12 horas – Atendimento Presencial
14 às 16 horas – Atendimento Telefónico
 
Quinta-feira
9 às 12 horas – Atendimento Telefónico
14 às 16 horas – Atendimento Presencial

Sexta-feira
9 às 12 horas – Atendimento Presencial
14 às 16 horas – Atendimento Telefónico


Zona B
Abraveses, Boa Aldeia, Farminhão e Torredeita, Bodiosa, Calde, Campo, Coutos de Viseu, Lordosa, Orgens, Ribafeita e São Cipriano e Vil de Souto. 

Gestor do Procedimento
Sandra Pinto
232 427 473 | 969 077 495

Horários de Atendimento
Segunda-feira
9 às 12 horas – Atendimento Presencial 
14 às 16 horas– Atendimento Telefónico 

Terça-feira
9 às 12 horas – Atendimento Telefónico
14 às 16 horas – Atendimento Presencial

Quarta-feira
9 às 12 horas – Atendimento Presencial
14 às 16 horas – Atendimento Telefónico
 
Quinta-feira
9 às 12 horas – Atendimento Telefónico
14 às 16 horas – Atendimento Presencial

Sexta-feira
9 às 12 horas – Atendimento Presencial
14 às 16 horas – Atendimento Telefónico


Zona C
Barreiros e Cepões, Cavernães, Côta, Fragosela, Mundão, Povolide, Rio de Loba, Santos-Êvos e São Pedro de France.

Gestor do Procedimento
Sofia Fernandes
232 427 474 | 969 077 531

Horários de Atendimento
Segunda-feira
9 às 12 horas – Atendimento Presencial 
14 às 16 horas – Atendimento Telefónico 

Terça-feira
9 às 12 horas – Atendimento Telefónico
14 às 16 horas – Atendimento Presencial

Quarta-feira
9 às 12 horas – Atendimento Presencial
14 às 16 horas– Atendimento Telefónico 

Quinta-feira
9 às 12 horas – Atendimento Telefónico
14 às 16 horas – Atendimento Presencial

Sexta-feira
9às 12 horas – Atendimento Presencial
14 às 16 horas – Atendimento Telefónico


Plano Diretor Municipal de Viseu

Atendimento Presencial
Terça-feira | 14 às 16 horas 
Sexta-feira |  9 às 12 horas  


De que forma se processa o atendimento especializado junto dos técnicos superiores da Divisão de Gestão Urbana?

1.O atendimento especializado será efetuado, exclusivamente, por telefone, email ou por videoconferência, através da plataforma ZOOM.
2.O mesmo está sujeito a marcação prévia, através de contacto telefónico, dirigido ao Gestor de Procedimento, responsável pela respetiva zona territorial.
3.Deverá facultar o seu contacto telefónico e a identificação do processo e/ou assunto objeto do atendimento.
4.Na hora agendada para a reunião, será contactada/o pelo técnico superior da Divisão de Gestão Urbana, afeto à respetiva zona.
5.Caso não atenda a respetiva chamada telefónica, o técnico superior responsável entrará em contacto, novamente, passados 10 minutos.
6.Registando-se o insucesso deste segundo contacto telefónico, a marcação do atendimento ficará sem efeito.
7.Será elaborada a respetiva ata de ocorrência da reunião, documento a ser incorporado no respetivo processo administrativo.

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