Bolsas de Estudo do Ensino Superior

O Município de Viseu abre, anualmente, candidaturas para atribuição de bolsa de estudo a jovens provenientes de famílias carenciadas e numerosas.

A atribuição desta bolsa implica que o agregado familiar resida pelo menos há três anos no concelho de Viseu e que os estudantes em causa ingressem ou frequentem estabelecimentos de ensino superior no território nacional, para obtenção do grau académico de licenciado ou mestrado. Estão incluídos também neste apoio os cursos CTeSP (Cursos Técnicos Superiores Profissionais).

As candidaturas tiveram lugar entre os dias 15 e 31 de outubro de 2024, via plataforma eletrónica.

Todos os documentos necessários à formalização da candidatura deverão ser carregados diretamente, em suporte digital e em formato PDF.

Os documentos a submeter serão os seguintes:

• CC/BI assinado e com autorização expressa para uso pelo Município de Viseu.
  • Atestado de residência emitido pela Junta de Freguesia que comprove a residência há pelo menos 3 anos.
  • Composição do agregado familiar emitida pela Autoridade de Finanças (AT).
  • Certificado de matrícula no respetivo estabelecimento de ensino superior, com menção ao aproveitamento escolar relativamente ao ano anterior (considera-se aproveitamento escolar a aprovação em pelo menos 80% dos ECTS na frequência do ano letivo anterior à candidatura). Aos alunos que ingressam pela primeira vez, é suficiente o certificado de matrícula, onde conste o curso e grau académico e o certificado de conclusão do ensino secundário.
  • Declaração de IRS do ano 2022 de todos os elementos do agregado familiar ou certidão de isenção de apresentação da declaração, emitida pela repartição de finanças, referente a todos os membros do agregado familiar a viver em economia comum.
  •  Nota de Liquidação de IRS do ano 2022 de todos os elementos do agregado familiar.

Para eventuais esclarecimentos, contacte a DDEGE (Divisão de Desenvolvimento Educativo e Gestão Escolar) através do 232 427 433 (chamada para a rede fixa nacional) ou através do email bolsaseducacao@cmviseu.pt.

Consulte o Regulamento AQUI.