Saltar para o conteúdo principal

Bolsas de Estudo do Ensino Superior

O Município de Viseu atribui, anualmente, bolsas de estudo a jovens provenientes de famílias carenciadas e numerosas, mediante a apresentação de formulário de candidatura e documentos comprovativos.

A atribuição destas bolsas implica que o agregado familiar resida pelo menos há três anos no concelho de Viseu e que os estudantes em causa ingressem ou frequentem estabelecimentos de ensino superior no território nacional, para obtenção do grau académico de licenciado.

Para o ano letivo 2020/2021, as candidaturas decorreram entre os dias 1 e 15 de novembro de 2020. 

Para eventuais esclarecimentos, deve contactar a Divisão de Educação do Município de Viseu através do 232 427 433.

Apoio Extraordinário COVID-19

Após aturada análise das candidaturas às Bolsas de Estudo a Alunos do Ensino Superior de Famílias Numerosas e Carenciadas para o ano letivo 2020/2021, constatou-se que 72 candidatos não seriam abrangidos pelos limites imposto pelo Regulamento.

A persistência da situação pandémica pela COVID-19 e o subsequente agravamento dos seus efeitos colaterais nas famílias, com perda de rendimentos, tem originado graves situações de precaridade económica.

É relevante ter em conta que, a vasta maioria dos candidatos encontra-se abaixo do Indexante de Apoios Sociais, que no ano transato se fixou em 438,81€. Isto significa que, estudantes provenientes de famílias que vivem com rendimentos per capita inferiores ao susodito, mantêm o seu rendimento escolar, manifestando todo o interesse em continuar o seu percurso académico nas instituições de ensino superior. Em muitos casos, este apoio garante que os estudantes tenham condições e recursos que lhes permitam terminar os seus estudos, não tendo de interromper a sua formação académica.

Garantindo igualdade de oportunidades a todos os estudantes que viram no concurso uma forma de continuar a estudar, o Município de Viseu alargou pontual e extraordinariamente o apoio atribuído, previsto no Nº3 do artigo 4º do Regulamento Nº 165-A/2018, no montante de 60.838,84€, que permitirá atribuir bolsa de estudo a 131 alunos, em vez dos 59 já contemplados no Regulamento.

De referir que, todos estes candidatos formalizaram corretamente a sua candidatura e por isso foram admitidos.

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi