Bolsas de Estudo do Ensino Superior

Candidaturas para Bolsas de Estudo do Ensino Superior 2022/2023 abertas.

O Município de Viseu abre, anualmente, candidaturas para atribuição de bolsas de estudo a jovens provenientes de famílias carenciadas. Consulte o novo Regulamento abaixo e formalize a sua candidatura entre 11 e 24 de novembro, numa plataforma online, AQUI.

Antes de iniciar a candidatura, leia atentamente o novo Regulamento, para verificar se se encontra em condição de ser admitido. Se for o caso, certifique-se que tem todos os documentos solicitados em formato PDF. Por último, submeta a candidatura até à data limite de 24 de novembro.

NOTA: A candidatura só é considerada válida se receber no e-mail indicado o comprovativo de submissão (verificar SPAM).

A quem se destina
Estudantes de Licenciatura e, pela 1ª vez, Mestrado e CTeSP (Curso Técnico Superior Profissional).

Condições de candidatura
Poderão candidatar-se os estudantes que cumulativamente reúnam os seguintes requisitos:
a) Nacionalidade portuguesa ou autorização de residência em Portugal, emitida pelas autoridades competentes;
b) Agregado familiar residente no concelho de Viseu há pelo menos três anos, devidamente comprovado pela Junta de Freguesia da área de residência;
c) Aproveitamento escolar;
d) Concorrer ou a frequentar pela primeira vez um curso superior (CTeSP ou 1º e 2º ciclos de estudos superiores), não se admitindo candidaturas ao mesmo ciclo de estudos, para uma segunda licenciatura ou mestrado.

Documentos necessários à submissão da candidatura, em formato eletrónico (com boa legibilidade)
1. Elementos identificativos do Cartão de Cidadão e Número de Identificação Fiscal do candidato (ou fotocópia dos mesmos, expressamente autorizada pelo candidato);
2. Atestado de residência emitido pela Junta de Freguesia, onde conste, obrigatoriamente, a indicação de residência no concelho num período igual ou superior a três anos e a identificação completa da composição do agregado familiar;
3. Certificado de matrícula e ou aproveitamento no respetivo Estabelecimento de Ensino Superior, com menção ao aproveitamento escolar relativo ao ano anterior. O(s) certificado(s) deverão permitir atestar a aprovação a 80% dos ECTS em que o estudante esteve inscrito no ano anterior;
4. Certificado de matrícula e certificado de conclusão do secundário, no caso dos alunos que ingressem pela primeira vez no ensino superior;
5. Declaração comprovativa dos rendimentos do agregado familiar (declaração IRS - modelo 3) do ano civil imediatamente anterior, ou certidão de isenção de apresentação da declaração, emitida pelas Finanças, referente a todos os membros do agregado familiar a viver em economia comum;
6. Demonstração de Liquidação do IRS do ano anterior, referente a todos os membros do agregado familiar a viver em economia comum.

NOTA: Sempre que não seja possível ao candidato entregar todos os documentos exigidos, deverá subscrever declaração anexa à candidatura, esclarecendo os motivos válidos que condicionam a entrega do(s) referido(s) documento(s), comprometendo-se a fazê-lo no período de 10 dias úteis, a contar do último dia de submissão da candidatura, sob pena de ser liminarmente excluído do procedimento.

Descarregue AQUI a Minuta da Declaração de Não Entrega.

No ano letivo 2021/2022, foram atribuídas 56 Bolsas de Estudo, num montante global de 49.262,07€.

O valor anual previsto para atribuição destas Bolsas de Estudo está fixado em 50 mil euros.

Para eventuais esclarecimentos, contacte a Divisão de Desenvolvimento Educativo e Gestão Escolar através do 232 427 433 ou bolsaseducacao@cmviseu.pt

Compreendi