Projetos & Programas

Viseu Inclui+ - Equipa de Mediadores Municipais e Interculturais

A mediação intercultural é uma estratégia no reforço da integração das populações mais vulneráveis, designadamente comunidades ciganas e comunidades migrantes, bem como no aprofundamento do diálogo intercultural entre as várias comunidades e a sociedade de acolhimento na promoção da coesão social e na melhoria da qualidade de vida de todos os cidadãos.

Neste sentido, o Alto Comissariado para as Migrações (ACM I.P.) tem adotado a mediação intercultural enquanto contributo para facilitar a concretização da política de apoio à integração dos imigrantes através do desenvolvimento de projetos comunitários, para a inclusão das comunidades ciganas e dos refugiados no diálogo intercultural.

Assim nasceu o projeto Viseu Inclui+, em janeiro de 2022, que resulta da parceria entre o Município de Viseu (enquanto entidade coordenadora) e duas entidades (como executoras) com vasta experiência na aplicação de ações eficazes junto do público-alvo: a Cáritas Diocesana de Viseu e a H.A.R.C. – Henriquina Associação Recreativa e Cultural. O projeto é desenvolvido no âmbito do financiamento do Programa Poise, enquadrado no quadro comunitário Portugal 2020.

Este projeto integra uma equipa multidisciplinar e multicultural, constituída por quatro elementos de diferentes áreas e experiência profissional, dela fazendo parte um elemento da comunidade cigana e um elemento migrante.

O objetivo geral do projeto é promover a mudança da realidade social e a inclusão social através da participação de todos os atores sociais envolventes, com base nos princípios da mediação, interculturalidade e intervenção comunitária, privilegiando a capacitação pessoal, sociocultural e profissional, assente numa lógica de corresponsabilização e de trabalho em rede.

Objetivos específicos:
• Facilitar a relação e a comunicação entre os diferentes protagonistas da comunidade (instituições, profissionais e cidadãos);
• Aumentar a participação dos protagonistas para fortalecer e desenvolver a comunidade;
• Adequar as instituições e os serviços às características da comunidade e às suas necessidades;
• Melhorar o acesso das comunidades aos recursos e equipamentos;
• Promover a prevenção e a regulação da conflitualidade manifesta e latente da comunidade local.

Território de intervenção
Concelho de Viseu

Destinatários
Comunidades Ciganas e Comunidades Migrantes residentes no concelho de Viseu

Entidade coordenadora
Município de Viseu através da Divisão de Desenvolvimento e Coesão Social

Entidades parceiras/executoras
Cáritas Diocesana de Viseu
Henriquina, Associação Recreativa e Cultural (H.A.R.C.)

Coordenação Técnica
Patrícia Neves - Técnica Superior da Divisão de Desenvolvimento e Coesão Social da Câmara Municipal de Viseu

Equipa de Mediadores Municipais Interculturais
Armanda Branquinha - Cáritas Diocesana de Viseu