Conteúdo Relacionado
Projetos & Programas
Nesta secção
Programa de Apoio ao Idoso
As pessoas seniores tendem a apresentar capacidades regenerativas diminuídas, o que pode conduzir a uma maior fragilidade, a um processo de crescente vulnerabilidade e predisposição ao declínio funcional. Também estão mais predispostos a mudanças físicas e/ou emocionais que poderão comprometer a sua qualidade de vida.
O envelhecimento ativo (ou positivo) está intimamente ligado ao bem-estar dentro de determinado ambiente. É importante e necessário interagir com os outros, de forma a poder descobrir, apreciar e validar as qualidades e competências de cada um. A construção da realidade, durante o percurso de vida, traduz-se num longo processo psicoeducativo de grande valor e de necessidade vital.
Neste contexto, e com vista a um envelhecimento saudável, torna-se necessário desenvolver uma educação para a velhice que saiba descriminar as tarefas positivas da vida em contraposição à imagem negativa muitas vezes associada.
Acompanhamento Social
A Unidade Orgânica de Ação Social, em colaboração com as Forças de Segurança, efetua o acompanhamento de 246 seniores, residentes no concelho de Viseu, em situação de isolamento, através de visitas domiciliárias. O acompanhamento social tem como principal objetivo identificar e monitorizar os seniores isolados, propondo-se um serviço de referenciação que permita uma intervenção técnica articulada e eficaz.
No serviço de acompanhamento social assegura-se, ainda, a disponibilização de informação pertinente sobre os Programas Municipais de interesse para a melhoria da sua condição de vida - no que respeita a situações de carência económica, saúde, ocupação de tempos livres, bem-estar, questões de direitos e cidadania.
Informática para Seniores
O envelhecimento da população é uma realidade inquestionável, bem como o desenvolvimento a nível global das Tecnologias de Informação e Comunicação. Contudo, a terceira idade tem ficado à margem deste fenómeno. Com vista ao combate da infoexclusão da população idosa, o Município de Viseu implementou o Projeto TIC para Seniores, garantindo-lhes a aquisição de competências informáticas e facilitando o acesso às tecnologias.
Este projeto pretende contribuir para que os seniores assumam uma atitude mais recetiva quanto à sua utilização, como forma de minimizar os efeitos da solidão, estimulando as suas capacidades cognitivas e contribuindo para o estreitar das relações humanas. Os cursos de informática decorrem em 19 freguesias do concelho e contam, atualmente, com 340 participantes.
Música Ativa para Seniores
A música é um elemento imprescindível no quotidiano do ser humano, contribuindo para a prevenção e preservação física e mental e proporcionando melhor qualidade de vida. O Projeto Música Ativa para Seniores pretende, através de atividades musicais diversas, facultar momentos prazerosos e combater a ociosidade, estimulando os movimentos motores e mecanismo cognitivos (memória, atenção, perceção, raciocínio, criatividade) e facilitando a integração intra e interpessoal.
De uma forma geral, pretende-se assegurar o bem-estar dos nossos seniores, bem como melhorar a sua saúde física e mental, promovendo um envelhecimento saudável e ativo. O projeto teve início em 2019 e conta, atualmente, com 150 participantes.
De uma forma geral, pretende-se assegurar o bem-estar dos nossos seniores, bem como melhorar a sua saúde física e mental, promovendo um envelhecimento saudável e ativo. O projeto teve início em 2019 e conta, atualmente, com 150 participantes.
O 6º projeto vencedor do Orçamento Participativo Jovem Escolar 2017, intitulado "Combate Socioeducativo ao Isolamento da Pessoa Idosa & Contra a Solidão Sénior”, numa parceria entre o Município de Viseu, o Instituto Politécnico de Viseu – Escola Superior de Educação de Viseu e o Centro Regional de Viseu – Universidade Católica Portuguesa, pretendeu dar resposta à problemática da solidão nas pessoas idosas e promoveu, ao longo de um ano, diversas atividades que incentivaram a inclusão social desta população no concelho.
Uma das iniciativas foi a criação do Guia da Pessoa Idosa do Concelho de Viseu, com a finalidade de divulgar as boas práticas do envelhecimento. Este Guia inclui diversas informações úteis para os idosos do concelho de Viseu, nomeadamente:
- Instituições da terceira idade;
- Farmácias do concelho;
- Contactos úteis;
- Apoios Sociais;
- Gabinete de Apoio ao Emigrante;
- Banco Local de Voluntariado;
- Lazer e ocupação de tempos livres;
- Apoio aos cuidadores;
- Conselhos úteis sobre nutrição, prevenção de quedas, saúde oral, segurança e burlas, sexualidade, vacinas, violência contra a pessoa idosa, visão e audição.
O Guia da Pessoa Idosa do Concelho de Viseu foi revisto pelo Município de Viseu, pela Professora Dr.ª Esperança Ribeiro, da Escola Superior de Educação de Viseu, e pela Professora Dr.ª Célia Ribeiro, do Centro Regional de Viseu - Universidade Católica Portuguesa.
Consulte-o abaixo.
O Município de Viseu, à semelhança da generalidade dos concelhos da Região e do País em geral, tem uma parte significativa da sua população composta por pessoas idosas. O Cartão Municipal Sénior é um documento emitido pela Câmara Municipal de Viseu, que visa facultar a todos os seniores o apoio em diversas áreas, nomeadamente pela estimulação da sua participação nas atividades culturais, desportivas e recreativas do concelho, promovendo assim uma melhor qualidade de vida.
Beneficiários
1. Podem beneficiar do Cartão Municipal Sénior, todos os cidadãos residentes no concelho de Viseu, desde que, cumulativamente, preencham os seguintes requisitos:
a) Ter idade igual ou superior a 60 anos;
b) Ser reformado e/ou pensionista;
c) Residir no concelho de Viseu há pelo menos 12 meses;
2. Os cidadãos integrados em Instituições Particulares de Solidariedade Social, na valência de ERPI ou Centro de Dia, podem beneficiar do Cartão Municipal Sénior, desde que, à data da sua admissão na Instituição, já cumprissem o requisito previsto na alínea c) do número anterior.
Benefícios do Cartão Municipal Sénior
O Cartão Municipal Sénior atribui aos seus titulares os seguintes benefícios:
a) 30% de desconto na entrada da Feira de São Mateus, nos dias dos eventos promovidos pelo Município;
b) 30% de desconto na entrada nos Teatros Municipais;
c) Descontos previstos na Tabela de Preços e no Regulamento e Tabela de Taxas, Licenças e outras receitas do Município, na utilização das instalações desportivas de gestão municipal;
d) 70% de desconto na rede de transportes públicos do concelho, para os participantes inscritos do projeto "Informática para Seniores”, independentemente dos rendimentos auferidos.
Local de Adesão
O Cartão Municipal Sénior é obtido através do preenchimento de um formulário próprio, de forma gratuita na Divisão de Desenvolvimento e Coesão Social da Câmara Municipal, situada na Rua João Mendes, n.º 51,
Se preferir, pode, previamente, descarregar o formulário de adesão abaixo e apresentá-lo na Divisão já preenchido, acompanhado de fotocópia do seu Cartão de Cidadão ou Bilhete de Identidade, assim como de um Comprovativo de Morada - atestado de residência e composição do agregado familiar da Junta de Freguesia - ou de um Documento Comprovativo, nomeadamente fatura da águam, eletricidade, IMI ou IRS.
Se preferir, pode, previamente, descarregar o formulário de adesão abaixo e apresentá-lo na Divisão já preenchido, acompanhado de fotocópia do seu Cartão de Cidadão ou Bilhete de Identidade, assim como de um Comprovativo de Morada - atestado de residência e composição do agregado familiar da Junta de Freguesia - ou de um Documento Comprovativo, nomeadamente fatura da águam, eletricidade, IMI ou IRS.