Viseu assinala o Dia Mundial da Música com concertos nas ruas e espaços culturais

25-09-2024Cultura
Esta arte é celebrada com uma programação diversificada e com a estreia de um novo evento no Mercado 2 de Maio

No próximo dia 1 de outubro, Viseu celebra o Dia Mundial da Música com uma programação dedicada à promoção e valorização da arte, reforçando o papel da mesma na cultura da Cidade-jardim e do mundo.

Ao longo de vários dias, as ruas e diversos espaços culturais acolhem concertos abrangendo vários estilos musicais e artistas locais e nacionais. A programação inclui desde espetáculos de música clássica, passando pelo Jazz, até concertos ao ar livre com bandas contemporâneas e populares, proporcionando uma experiência musical rica e diversificada.

"Não poderíamos deixar de assinalar este dia tão importante, pois este reforça a necessidade de democratizar o acesso à Música, de apoiar os artistas, de promover o ensino da Música e de garantir que as tradições musicais são transmitidas de geração em geração”, reforça a Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Viseu, Leonor Barata.

No dia 1 de outubro, ritmos e animação enchem as ruas de Viseu com Animadixie Dixie Land Jazz Band, um grupo de Jazz dixieland concebido para performances itinerantes, ao estilo dos anos 20. O final da tarde conta com um concerto de Joaquim Rodrigues Trio, com Joaquim Rodrigues ao Piano, Miguel Costa na Bateria e Miguel Ângelo em Contrabaixo, no Museu Almeida Moreira.

Destacam-se as comemorações dos 10 anos da Orquestra Juvenil de Viseu, projeto resultante da sua parceria do município com o Conservatório Regional de Música de Viseu Dr. José de Azeredo Perdigão, e que ao longo de uma década tem desempenhado um papel fundamental na formação de jovens músicos, promovendo o talento e o desenvolvimento artístico na região. Sob a batuta do maestro Cláudio Ferreira, a Orquestra Juvenil de Viseu realizará um concerto no dia 5 de outubro, na Igreja Nova, com obras de grandes compositores do período romântico como Sibelius, Tchaikovsky e Bizet.

O dia 6 de outubro fica marcado com o concerto da Orquestra Filarmonia das Beiras, no Viriato Teatro Municipal, dirigido pela maestrina convidada Constança Simas e com a interpretação dos temas Abertura A Bela Melusina, Op. 32, a Sinfonia nº 4, Op. 90, A Italiana e o Concerto para Violino e Orquestra em Mi menor, Op. 64, com a violinista Matilde Margalho, vencedora do Prémio Jovens Músicos da Antena 2 - RTP.

"A nossa programação do Dia Mundial da Música reflete o nosso compromisso em promover a cultura e em torna-la acessível a todos”, defende o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Fernando Ruas.

No mês em que se celebra a Música, o Mercado 2 de Maio vai ser também palco de uma nova iniciativa: "Há Música no Mercado”, um evento quinzenal que decorre nos meses de outubro e novembro.

Com o objetivo de promover a cultura e a economia local, o "Há Música no Mercado” procura dar uma nova vida ao histórico Mercado 2 de Maio. A cada quinzena, o Mercado transforma-se num palco ao ar livre, onde músicos locais podem mostrar o seu talento e trabalho e os visitantes podem desfrutar de uma experiência cultural única no coração de Viseu.

O evento decorre sempre no piso inferior do Mercado 2 de Maio, das 18 horas dos dias 4 e 18 de outubro, e dos dias 1 e 15 de novembro.

Consulte toda a programação AQUI.