Saltar para o conteúdo principal

Vice-Presidente de Taiyuan formalizou ontem, no Salão Nobre, o Acordo para o Estabelecimento de Relações Amigáveis com Viseu

17-05-2024Município
Vice-Presidente de Taiyuan formalizou ontem, no Salão Nobre, o Acordo para o Estabelecimento de Relações Amigáveis com Viseu
Depois de uma primeira assinatura "virtual”, em agosto de 2022, Viseu e Taiyuan celebraram, presencialmente, o Acordo com vista ao desenvolvimento de laços de amizade, entendimento e cooperação entre ambas as cidades

O Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Fernando Ruas, e o Vice-Presidente da cidade chinesa de Taiyuan, Li Yongqiang, formalizaram ontem, dia 16 de maio, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o Acordo para o Estabelecimento de Relações Amigáveis entre ambos os territórios. 

Recorde-se que, no passado dia 17 de agosto de 2022, Viseu e Taiyuan celebraram uma carta de intenção para o estabelecimento de uma relação amigável entre ambos os territórios. Numa cerimónia online, o Presidente da Câmara e o Secretário do Partido Comunista da China, do Comité Municipal de Taiyuan, Wei Tao, firmaram um acordo com vista ao desenvolvimento de laços de amizade, entendimento e cooperação, em áreas como a economia, o comércio, a ciência e tecnologia, a cultura, a educação, o desporto, a saúde, os recursos humanos, entre outras. 

"Hoje, estou aqui com os meus colegas dos Departamentos de Transportes, Comércio, Finanças e de Promoção do Investimento para fortalecermos esta cooperação e relações entre as nossas comunidades”, destacou o Vice-Presidente Li Yongqiang. "Taiyuan é uma cidade muito antiga, com mais de 2500 anos de história, que tem também uma base muito industrial, havendo 37 áreas de indústria diferentes apenas na nossa cidade, das 41 existentes. Temos a maior fábrica de inox em Taiyuan e somos também um território muito virado para as energias”, continuou o Vice-Presidente. 

"Nós estamos muito esperançados com esta geminação. Ela nasceu de uma colaboração entre o Embaixador em Portugal, Zhao Bentang, e o nosso Embaixador na China, José Augusto Duarte”, salientou o Presidente Fernando Ruas. "A vinda desta Delegação a Viseu, para assinar este protocolo, dá-nos a garantia do interesse que Taiyuan tem com a nossa cidade”. 

"Nós vimos com atenção o vídeo promocional que nos mandaram e a diferença no tamanho das cidades é impressionante, mas ficámos com a ideia de uma cidade lindíssima, muito bem estruturada e, portanto, interessa-nos muito esta geminação. Sabemos da potência económica que é, neste momento, a República da China. Recordo-me, na conversa com o senhor Embaixador, de falarmos de temas como a facilitação de vistos de entrada na China, o reforço das relações interpessoais e a procura de novas oportunidades de investimento”, sublinhou Fernando Ruas. 

"Desejo que esta geminação se desenvolva e permita este intercâmbio nas mais diversas áreas. Ficamos muito honrados que tenham escolhido Viseu para esta aproximação e vamos disponibilizar-nos para aprofundar estas relações”, concluiu o autarca viseense. Esta foi a primeira vez que o Município de Viseu iniciou relações de geminação com uma cidade chinesa, um passo na história das geminações de elevada relevância. 

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi