SMAS investe em saneamento básico e na rede de águas do concelho

18-07-2024Águas de Viseu
SMAS investe em saneamento básico e na rede de águas do concelho
Investimento nas freguesias ascende os 2 milhões de euros

Hoje, dia 18 de julho, foi aprovada em Reunião de Câmara, a abertura de Procedimentos por Concurso Público pelos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Viseu (SMAS), no valor de mais de 2 milhões de euros.

O investimento visa prolongar a Rede de Água e de Saneamento no concelho, a reposição de pavimentos e betuminoso também no concelho, a prestação de serviço para transporte e destino final de resíduos das ETAR do concelho de Viseu durante um ano, a remodelação da Rede de Água, execução de estações elevatórias e coletor de águas residuais, na freguesia de Lordosa, bem como a remodelação e ampliação do Saneamento Básico na União de Freguesias de Boa Aldeia, Farminhão e Torredeita.

Para o ano de 2024, o orçamento total aprovado pelo município é de 131,71 milhões de euros, dos quais 20,6 milhões são destinados aos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento. Este investimento visa dar continuidade a projetos estruturantes que já estão em curso e iniciar outros para melhorar a qualidade de vida dos munícipes.

O vice-presidente da Câmara Municipal de Viseu, João Paulo Gouveia destaca "as ações levadas a cabo são essencialmente centradas na requalificação e a expansão das redes de saneamento e abastecimento de água, com um foco especial na modernização das infraestruturas e na ampliação da cobertura dos serviços para alcançar mais freguesias. O nosso foco é que a maioria da população tenha acesso a serviços de água e saneamento de alta qualidade.”

Reforçou ainda que "estas iniciativas são parte de um esforço por parte do município para promover o desenvolvimento sustentável e a eficiência na gestão dos recursos hídricos, assegurando que Viseu continua a ser um lugar de excelência para viver.”