Reforço de assistentes operacionais nas escolas e investimento em Medidas Municipais de Apoio à Natalidade marcam arranque do ano escolar em Viseu

20-09-2022Educação
Executivo Municipal inaugurou, esta manhã, a requalificação da Escola Básica de Paradinha. Município renova apoios de kits de material escolar e de manuais e livros de fichas aos alunos, no arranque do novo ano letivo

No arranque deste novo ano letivo, o Município de Viseu continua a investir em Medidas de Apoio à Natalidade num valor superior a 205 mil euros. Durante os dias de hoje e de amanhã, o Executivo Municipal está a oferecer um kit de material escolar a cada aluno da Rede Pública e da Rede Privada, como também um bibe e um panamá às crianças da educação Pré-Escolar da Rede Pública. O kit, composto por vários cadernos e outros materiais essenciais para o dia a dia na escola, ajudará os encarregados de educação a suportar os custos inerentes ao arranque do novo ano. Este investimento municipal atinge os 86 mil euros.

Adicionalmente, a autarquia oferece os livros de fichas aos alunos do 1º ciclo da rede pública abrangidos pelas medidas de Ação Social Escolar (ASE), bem como aos provenientes de famílias numerosas e com necessidades específicas. Já os alunos da rede privada, que cumprem os requisitos anteriormente referidos, recebem os livros de fichas e os manuais no 1º ciclo e os manuais escolares nos 2º e 3º ciclos de ensino. Esta medida corresponde a um valor global de 69 mil euros.

O Presidente da Câmara, Dr. Fernando Ruas, salientou, esta manhã, que "o concelho arranca o ano letivo com a garantia de que os nossos jovens e a comunidade educativa têm ao seu dispor todas as ferramentas para que estudar em Viseu continue a ser um orgulho”.

O investimento de mais de 10 milhões de euros na educação em Viseu inclui, também, outros investimentos, tais como nas refeições escolares, num valor de 1 milhão de euros, e de mais de 30 mil euros para a monitorização das refeições.

Por outro lado, os projetos de apoio complementares à educação, como o "Programa dos Lanches Escolares” e o "Programa do Leite Escolar”, atingem um investimento municipal de 106 mil euros.
A aposta na área da educação inclui ainda investimentos de 660 mil euros em transporte regular dos alunos, 377 mil euros na realização de circuitos especiais e de 120 mil euros em possibilidades de transporte adaptado, num total de 1,1 milhões de euros.

Já no que diz respeito aos recursos humanos, em setembro foram colocados 80 Assistentes Operacionais para a educação Pré-Escolar, 1.º, 2.º, 3.º Ciclos e Secundário, nos Agrupamentos de Escolas e Escolas Secundárias do concelho de Viseu. Acresce a este investimento, o apoio em recursos materiais tais como aquecimento dos edifícios, material de expediente e limpeza, mobiliário e equipamento básico e pedagógico de estabelecimento escolar, num valor investido de 6,5 milhões de euros.

Já as plataformas e assistências técnicas, como os investimentos anuais nas infraestruturas educativas, contam com um investimento de 1,2 milhões de euros.

No âmbito do Processo de Transferência de Competências da Educação, o Município de Viseu delegou nos Diretores das escolas o valor de 148 mil euros referente aos pagamentos de despesas entre setembro e dezembro.

Foram celebrados com os Agrupamentos de Escola, acordos de colaboração no valor global de 57.560 euros, para despesas relacionadas com o Programa de Visita de Estudo Viseu Educa, destinadas às crianças do Pré-Escolar e aos alunos do 1º Ciclo, para o ano letivo 2022/2023.

Em breve, o Município de Viseu vai avançar também com o lançamento das candidaturas para as Bolsas de Estudos para o Ensino Superior, em que o valor previsto de apoio municipal é de 50 mil euros, tal como no ano letivo anterior. Além disso, a autarquia dará, em breve, início às Atividades de Enriquecimento Curricular – AEC, num financiamento total de 410 mil euros.