Rede de Cidades CENCYL realiza Encontro Transfronteiriço dedicado à Floresta Urbana e comemora 10 anos em Viseu

02-05-2023Ambiente

É já esta semana, dias 4 e 5 de maio, que Viseu acolhe e organiza um novo Encontro Transfronteiriço da Rede de Cidades CENCYL, rede esta que está a celebrar os 10 anos da assinatura do convénio que criou oficialmente este organismo de cooperação territorial, composto, atualmente, pelas cidades de Viseu, Almeida, Aveiro, Coimbra, Figueira da Foz, Guarda, Ciudad Rodrigo, Salamanca e Valladolid.

"Floresta Urbana! Que desafios?” é o mote desta iniciativa, integrada no projeto "Transição Verde CENCYL”, que é cofinanciado pelo Programa INTERREG Espanha – Portugal (POCTEP).

Ao longo do dia de sexta-feira, 5 de maio, o Solar do Vinho do Dão será o palco para um encontro que promove a partilha de experiências, conhecimentos e dinâmicas entre as várias cidades CENCYL, nomeadamente dos Municípios de Viseu, Coimbra, Almeida e Salamanca, no âmbito desta temática. Haverá ainda lugar à partilha e debate em torno da Floresta Urbana e os seus desafios, atuais e futuros, com as intervenções de Luís Martins, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, de Luís Baptista, da SONAE ARAUCO, e de Helena Freitas, da Universidade de Coimbra e Parque de Serralves.

A participação neste Encontro é gratuita e aberta a toda a comunidade, podendo as inscrições ser realizadas AQUI.

Destaque ainda para o programa de 4 de maio, em que será realizada uma Cerimónia evocativa dos 10 anos do Convénio que criou o Organismo de Cooperação Territorial "Rede de Cidades CENCYL”, pelas 18H30, no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Viseu. Neste ato simbólico e oficial estarão presentes o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Fernando Ruas, a Presidente da CCDR-Centro, Isabel Damasceno, e ainda representantes da Rede de Cidades CENCYL e da Junta de Castela e Leão.

A rede de Cidades CENCYL é uma iniciativa de cooperação territorial transfronteiriça composta por seis cidades da região Centro de Portugal (Viseu, Almeida, Aveiro, Coimbra, Figueira da Foz, Guarda) e três cidades de Castela e Leão (Ciudad Rodrigo, Salamanca e Valladolid). A rede procura facilitar a troca de conhecimentos e de ferramentas, promovendo uma aliança estratégica para fomentar a aprendizagem entre pares e o planeamento de ações integradas nos processos de adaptação das áreas urbanas às alterações climáticas.