Saltar para o conteúdo principal

Por motivos de segurança, árvore centenária da Quinta da Cruz será abatida esta terça-feira

18-03-2024Ambiente
Por motivos de segurança, árvore centenária da Quinta da Cruz será abatida esta terça-feira

"Sequoiadendron giganteum” será abatida devido a preocupações com segurança pública. Material vegetal foi recolhido para criação de clones do exemplar

Uma "Sequoiadendron giganteum” de 151 anos, localizada na mata da Quinta da Cruz, será abatida esta terça-feira, dia 19 de março, devido a preocupações com a segurança pública. A árvore, que tem sido acompanhada desde 2016, mostrou uma degradação progressiva da sua saúde, comprometida por uma podridão cúbica castanha instalada em grande parte do seu tronco.

Após avaliações regulares realizadas por entidades independentes e pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, nos anos de 2016, 2019, 2021 e 2022, constatou-se uma evolução negativa na fitossanidade da árvore.

A decisão pelo abate surge como uma medida de prevenção contra potenciais acidentes, visando proteger tanto as pessoas quanto os bens no local. Apesar da importância social, histórica, cultural, ambiental e paisagística do exemplar, a segurança da comunidade prevaleceu nas considerações das autoridades responsáveis.

Em reconhecimento ao valor da "Sequoiadendron giganteum”, foi iniciado um processo de colaboração com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) para a recolha de material vegetal. O objetivo é permitir a criação de clones do exemplar, numa tentativa de preservar o seu legado genético e a sua contribuição para a biodiversidade local.

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi