Parque Aquilino Ribeiro volta a ser o palco-refúgio deste verão na Cidade-Jardim

29-05-2024Cultura
Iniciativa "Verão no Parque” decorre entre os dias 29 de maio e 28 de julho. Programa apresenta novas propostas musicais, de teatro, dança, yoga e, ainda, gastronomia e produtos artesanais. Destaque para as novas edições do Concurso "Sons à Solta”, do "Augusto Hilário: Guitarra de Coimbra, Alma Viseense” e do Festival de Jazz de Viseu - "Que Jazz é Este?”

Em contagem decrescente para o verão na Cidade-Jardim, está tudo a postos para mais uma edição de sucesso da iniciativa municipal "Verão no Parque”, que regressa ao Parque Aquilino Ribeiro entre os dias 29 de maio e 28 de julho.

À semelhança das edições anteriores, a programação abrange áreas diversas, da música ao teatro, do yoga à animação para os mais pequenos, convidando todas as famílias e amigos a desfrutar deste que é um espaço natural privilegiado, no coração da cidade, especialmente nas sexta-feiras, sábados e domingos.

São diversos os grupos e bandas musicais, inclusive da região, a subir a palco, mas também grupos de teatro com peças para os petizes e as suas famílias. Ao longo do mês de junho, as manhãs de domingo serão dedicadas à prática de yoga. Por outro lado, o Mercado das boticas, assim como as casinhas de madeira na "Avenida da Restauração”, têm presença neste espaço, ao longo dos meses de junho e julho e em todos os dias da semana, garantindo que todas as visitas e passagens pelo Parque têm novos sabores e aromas para provar, e produtos agroalimentares, de artesanato, moda e decoração para conhecer e comprar.

No arranque do "Verão no Parque”, no dia 29 de maio, pelas 21H30, o Parque da Cidade recebe o grupo "Band of Brothers”. Acolhe, também, o "Sons à Solta”, nos dias 30 e 31 de maio.

O concurso de novos talentos musicais apresenta, na sua 3ª edição, um espetáculo que pretende ajudar a divulgar os projetos de artistas viseenses, ou com ligações a Viseu, "guardados na gaveta”, à espera de uma oportunidade para serem ouvidos.

Irão integrar o painel de jurados o produtor, compositor e engenheiro de som, O Marta; o professor universitário, maestro, compositor e poeta, Dionísio Vila Maior; o músico, compositor, autor e professor de educação musical, Carlos Penhinha; e a jornalista e Diretora do Jornal do Centro, Sandra Rodrigues.

Promovido pelo Município de Viseu, o desafio surge no âmbito do programa municipal Viseu Jovem, e pretende incentivar o desenvolvimento dos dotes musicais dos intérpretes locais, assim como promover e apoiar autores de temas originais, a solo ou em grupo, facultando uma plataforma de divulgação a estes compositores.

Sem restrições de género musical, o "Sons à Solta” é não só uma ajuda e apoio à divulgação de obras originais de compositores locais, mas também uma alavanca no desenvolvimento musical e cultural da região.

Também no início do mês de junho, o "Verão no Parque” acolhe outro microevento: o Mercado da Inclusão, nos dias 1 e 2 de junho. Esta é uma iniciativa que irá reunir diversas instituições do concelho, que prestam apoio a pessoas com deficiência e as suas famílias, numa mostra/venda de bens, produtos e trabalhos executados pelos utentes das instituições. Este Mercado proporcionará também outras atividades complementares, nomeadamente palestras, pinturas faciais e modelagem de balões para os mais pequenos, música, teatro, contos, workshops, ateliers, entre outras.

Em 2024, a iniciativa municipal incorpora ainda na sua programação a 2a edição do evento "Augusto Hilário: Guitarra de Coimbra, Alma Viseense”, que terá no Parque o palco principal de grandes noites e concertos de Fado. Serão nos dias 1, 7 e 8 de junho. Paulo Soares, Sónia Lisboa, Mara Pedro, Sílva Miteva, Ana Sofia Costa e Glória Paiva, assim como o Grupo de Fados 7 Torres e o Grupo de Fados e Guitarradas de Coimbra serão os protagonistas desta edição, que homenageia o célebre fadista viseense Augusto Hilário.

No mês de julho, regressa também ao Aquilino Ribeiro o Festival de Jazz de Viseu - "Que Jazz É Este?”, para a sua 12a edição, nos dias 18, 19, 20 e 21, prometendo um programa eclético, que celebra este género musical com propostas para diversos públicos.

Toda a programação do "Verão no Parque” atualizada em permanência AQUI