Saltar para o conteúdo principal

No 8º Congresso Europeu dos Governos Locais, na Polónia, Fernando Ruas abordou as estratégias e políticas da “Melhor Cidade para Viver”

14-03-2023Município
No 8º Congresso Europeu dos Governos Locais, na Polónia, Fernando Ruas abordou as estratégias e políticas da “Melhor Cidade para Viver”
Presidente da Câmara foi orador convidado no maior e mais importante Congresso de âmbito político-económico na Europa Central e Oriental. Autarca viseense esteve ainda em visita a Lublin, cidade com a qual Viseu é geminada desde 1998
 
Terminou na sexta-feira, dia 10 de março, a visita do Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Fernando Ruas, à Polónia. 
 
O autarca viseense foi convidado a participar, como orador, no 8º Congresso Europeu dos Governos Locais, em Mikołajki, o maior e mais importante Congresso no âmbito político-económico na Europa Central e Oriental.
 
Sob o tema "Nova Solidariedade para uma Nova Era", o Congresso contou com 120 painéis de discussão e mais de 2 mil convidados de toda a Europa, num verdadeiro palco para o intercâmbio de ideias e encontro de líderes locais, elites regionais, representantes da administração pública, das ONG e do setor empresarial. 

Fernando Ruas foi um dos oradores deste Congresso, realizando uma intervenção alusiva ao tema "Investir na Qualidade de Vida: O que o cidadão espera do Governo Local?", na qual abordou as medidas e políticas que Viseu tem vindo a implementar nas mais variadas áreas de governação municipal e que contribuíram para a eleição como "Melhor Cidade para Viver". 

Neste painel, foi acompanhado pelo Presidente da Câmara de Sianow, Maciej Berlicki, pelo Presidente da Associação polaca "Polish Cittaslow Cities”, Jacek Przemysław Kostka, e pela proprietária da ROSApool, Olga Wesołowska. A moderar o painel esteve a Professora Assistente da SGH Warsaw School of Economics, Paulina Legutko. 

"Foi uma honra ser convidado a participar neste Congresso, ao lado de autarcas e outras entidades de relevo de outros países da Europa”, afirmou Fernando Ruas. "Numa plataforma tão distinta como esta, é sempre uma mais-valia poder partilhar conhecimentos, estratégias e experiências sobre os mais variados temas e desafios que o poder local enfrenta no presente e enfrentará no futuro”, destacou. 

Entre centenas de autarcas presentes, Portugal fez-se representar pelo Presidente da Câmara Municipal de Viseu e o Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Guimarães, Paulo Lopes Silva. 

Ainda nesta visita à Polónia, o autarca viseense deslocou-se a Lublin, cidade com a qual Viseu é geminada desde 1998, tendo participado em diversas visitas a espaços culturais, de mobilidade e juventude, bem como conhecido e contactado com projetos que estão a ser realizados/implementados na cidade. 
 
"Regressar a Lublin, cidade com a qual temos uma ligação muito especial, é sempre oportuno. Cada visita permite-nos estreitar laços de amizade e cooperação, benéficos para ambas as cidades e comunidades. O contacto próximo com outras realidades e formas de atuação origina novas ideias e projetos e uma vontade enorme de melhorar, cada vez mais, as nossas políticas municipais para garantir a qualidade de vida dos munícipes”, concluiu o autarca.

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi