Município transfere para as Freguesias cerca de 470 mil euros no âmbito da delegação de competências

14-03-2024Freguesias
Na reunião de hoje, Câmara aprovou a celebração de três novos contratos-programa no valor de 144 mil euros com as Freguesias de Ranhados, Fragosela e Boa Aldeia, Farminhão e Torredeita

Em 2024, o Município de Viseu transfere um pacote de cerca de 470 mil euros para as Freguesias, para que estas possam concretizar, diariamente, um conjunto de tarefas nas áreas da gestão e manutenção de estabelecimentos escolares, acessibilidades, equipamentos desportivos, fontanários, entre outras.

O Município e as Juntas de Freguesia celebraram na passada sexta-feira, dia 8 de março, no âmbito da Reunião Descentralizada, que decorreu em Ranhados, os respetivos protocolos de delegação de competências.

Dentro deste valor, a verba mais elevada destina-se à limpeza das vias municipais, seguindo-se a reparação e conservação da rede de fontanários; a gestão, conservação e reparação de percursos pedestres; as reparações de equipamentos nos estabelecimentos de ensino pré-escolar e do 1º ciclo ou as placas toponímicas. Englobam ainda a delegação de competências tarefas como a gestão, conservação e reparação de equipamentos desportivos/polidesportivos; a manutenção, gestão e reparação do circuito BTT; e a lenha para os estabelecimentos escolares.

"Num trabalho concertado com as nossas Freguesias, continuamos a concretizar os projetos que ambicionamos para a comunidade do concelho, sempre numa lógica de proximidade e cooperação. A qualidade de vida de todos os que habitam na "Melhor Cidade para Viver" é a nossa prioridade”, salientou o Presidente da Câmara Municipal, Fernando Ruas.

O autarca viseense relembrou hoje, na reunião de Câmara, que esta é apenas uma "fatia” do pacote financeiro global que é transferido para as Freguesia do concelho, tendo já dialogado e debatido com os Presidentes de Junta os projetos, iniciativas e necessidades previstas para este ano 2024, de forma a garantir o apoio financeiro necessário à concretização dos mesmos no terreno.

Prova disso são os três novos contratos-programa hoje aprovados, no valor de cerca de 144 mil euros. Estes contratos dizem respeito à substituição das janelas do prédio da Avenida Infante D. Henrique em Viseu, na Freguesia de Fragosela; à requalificação da Praceta das Palmeiras no Viso Sul, na Freguesia de Ranhados; e à pavimentação do Caminho da Sernada em Real de Farminhão, na União de Freguesias de Boa Aldeia, Farminhão e Torredeita.