Município de Viseu vence “Prémio INN - Equidade, Inclusão e Acessibilidade” com APP WALK VISEU

10-02-2023Município

APP foi lançada em 2021 e coloca à disposição dos turistas de Viseu uma ferramenta de visitas guiadas aos Museus Municipais e Centro Histórico

A APP WALK VISEU, promovida pelo Município de Viseu, venceu o "Prémio INN - Equidade, Inclusão e Acessibilidade”, no âmbito da INN 2023 – I International Conference on Media Innovation, que decorreu na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa.

Atribuídos anualmente pelo Obi.media – Observatório de Inovação nos Media e pelo ICNOVA – Instituto de Comunicação da NOVA, estruturas de investigação da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa, os prémios INN destinam-se a reconhecer a inovação em plataformas digitais; o uso inovador dos media digitais em contextos artísticos, culturais e/ou criativos; a equidade, inclusão social e acessibilidade nos media digitais; e soluções, plataformas e projetos inovadores no campo da sustentabilidade dos media e envolvimento dos seus públicos.

A APP WALK VISEU, lançada em 2021, coloca à disposição dos visitantes de Viseu uma ferramenta que permite visitas guiadas ao ritmo de cada um, aos Museus Municipais e Centro Histórico. Uma solução tecnológica, intuitiva e inclusiva com recurso aos dispositivos móveis dos utilizadores. Toda a informação é disponibilizada de forma escrita e áudio em português, inglês, espanhol e francês. A APP possui, também, uma versão em português adaptada ao público infantil. Inclui, ainda, vídeo em Língua Gestual Portuguesa e em Gesto Internacional. Para além disso, permite instalar apenas o idioma que o visitante pretende, ocupando o espaço essencial para o seu correto funcionamento.

O desenvolvimento da APP WALK VISEU foi coordenado pelo Município de Viseu e financiado a 90% pelo Turismo de Portugal, através da sua Linha de Apoio ao Turismo Acessível. Esta linha teve por objetivo o apoio a projetos relacionados com a adaptação física de espaços públicos, de recursos e de serviços de interesse turístico a pessoas com necessidades específicas, temporárias ou permanentes, de modo a garantir um acolhimento inclusivo a todos os turistas.

A APP WALK VISEU é totalmente gratuita e está disponível para Android e iOS.