Município de Viseu promove atividades escolares no âmbito dos 900 anos do Foral

25-07-2023Cultura
Município de Viseu promove atividades escolares no âmbito dos 900 anos do Foral
Concurso de caricaturas, escrita, ilustração, teatro e storytelling destinam-se ao público escolar do concelho

Este verão, até outubro, o Município de Viseu promove um conjunto de atividades destinadas ao público escolar, no âmbito da comemoração dos 900 anos da doação do Foral de Viseu por D. Teresa.

Com o objetivo de reviver as memórias da génese de Portugal e de recordar e manifestar o apreço pela história, protagonizada por todos aqueles que contribuíram para a construção identitária de Viseu, o Município desenvolveu três iniciativas destinadas ao público escolar.

"D. TERESA. CARTA DE FORAL. VISEU.” é um concurso de caricaturas destinado aos alunos do 3º ciclo. A submissão dos trabalhos deve ser realizada até 14 de outubro, e entregues na Biblioteca Municipal D. Miguel da Silva. Todos os trabalhos farão parte de uma exposição final e os premiados serão editados pelo Município de Viseu.

"A (MINHA) HISTÓRIA DO FORAL DE VISEU DE D. TERESA – ESCRITA E ILUSTRADA” é o concurso destinado aos alunos do Ensino Secundário e Profissional, cujos trabalhos podem assumir a forma de texto (prosa ou poesia) e/ou artes plásticas. Originalidade do tema, qualidade da escrita, qualidade do desenho e inovação serão os critérios avaliados pelo júri. A submissão dos trabalhos deve ser realizada até 14 de outubro, e entregues na Biblioteca Municipal D. Miguel da Silva. Os premiados serão editados pelo Município de Viseu.

Para ambos os concursos, é necessária inscrição prévia através do site do Município de Viseu.

Para os alunos do 1º e 2º ciclo, haverá atividades de teatro e storytelling, que decorrerão de 2 a 31 de outubro.

Os formulários de inscrição, autorizações dos encarregados de educação e normas de participação estão disponíveis para consulta em https://www.cm-viseu.pt/pt/areas-servicos/cultura/atividades-escolares-v900-inscricao/.

Em 2023, o Município de Viseu assinala os 900 anos da concessão do Foral pela Rainha D. Teresa, que aconteceu em maio de 1123. Este foi um dos momentos mais relevantes da história e importância de Viseu, assim como um ícone do período da formação da nacionalidade, representativo da confiança e lealdade aqui encontradas por D. Teresa para defender a sede da corte no séc. XII.