Saltar para o conteúdo principal

Município de Viseu identifica vias partilhadas entre automóveis e bicicletas com linha contínua verde

02-09-2021Mobilidade
Município de Viseu identifica vias partilhadas entre automóveis e bicicletas com linha contínua verde
Estas artérias, previstas no projeto da rede de ciclovias aprovado por unanimidade em reunião de Câmara, terão também sinalização correspondente e adequada

Viseu está a dar o passo final na implementação da ciclovia urbana, um projeto em fase de conclusão e aprovado por todo o Executivo municipal. Assim, o troço da ciclovia na cidade inclui vias partilhadas entre automóveis e bicicletas, identificadas através de uma linha contínua pintada na cor verde. Estas vias incluirão ainda outro tipo de sinalização, nomeadamente setas direcionais.

Desta forma, através da linha verde, é identificado o percurso mais suave para a bicicleta, promovendo maior segurança para o ciclista, numa cidade que se pretende mais inclusiva, segura e amiga do ambiente. Saliente-se que, conforme previsto no Código da Estrada, o ciclista pode circular nos outros arruamentos não sinalizados desta forma.

Assim, as vias partilhadas na cidade de Viseu serão implementadas nas seguintes artérias:

  • Largo Major Leopoldo da Silva, Av. Alberto Sampaio, Rua dos Casimiros, Rua Conselheiro Afonso de Melo, Rua Nunes de Carvalho, Largo Major Teles, Largo da Misericórdia, Largo Pintor Gata, Av. Infante D. Henrique, Av. 25 de Abril, Rua Gaspar Barreiros, Largo Humberto Delgado, Praça da República. Rua Dr. Luis Ferreira, Rua Grão Vasco, Praça D. Duarte, Rua do Adro, Rua dos Combatentes da Grande Guerra, Rua D. António Alves Martins, Rua do Serrado, Av. Rei D. Duarte, Rua Padre Virgílio Lopes, Rua Luis Miguel Nava, Rua Aquilino Ribeiro e Rua Alexandre Herculano.

A infraestrutura inclui ainda um conjunto de vias segregadas do trânsito automóvel, partilhadas entre peões e bicicletas. Uma opção que, em espaço urbano consolidado, nem sempre é possível implementar, sendo necessário garantir um compromisso exigente e responsável nas escolhas efetuadas.

Acima de tudo, o objetivo é assegurar a coexistência em segurança de ciclistas e peões. Consegue-se desta forma que o ciclista possa usufruir de uma via segregada do trânsito automóvel, dando-lhe mais segurança, mas ao mesmo tempo a responsabilidade da partilha do espaço com o peão. Aliás, este é o modelo já implementado nas Ecopistas, como é o caso da Ecopista do Dão, e que tem resultado num exemplo de sucesso.

A rede de ciclovias, cuja 1ª fase corresponde ao traçado urbano e está praticamente concluída, estão também integradas no MUV, e correspondem ao que se designa de mobilidade suave. Só na cidade, são cerca de 6 km de ciclovias que muito em breve estarão ao dispor dos viseenses. A execução de todo o projeto prevê a criação de 66 km de ciclovias no concelho de Viseu.
 
"Este é mais um projeto importantíssimo para a afirmação de Viseu como cidade sustentável, capaz de adotar as melhores práticas ambientais, também na redução da pegada carbónica. Com esta rede de ciclovias, a que se juntam as ecopistas do Dão e do Vouga, Viseu será cada vez mais a Cidade-Jardim e continuará a apresentar uma qualidade do ar muito acima da média nacional e entre as melhores cidades europeias”, afirma Conceição Azevedo, Presidente da Câmara Municipal.

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi