Município de Viseu avança com projeto de intercâmbio cultural e social entre Freguesias do concelho

05-05-2023Freguesias
”Viseu, Senhora da Beira” arranca no final de maio. Inscrições estão abertas para os cidadãos com 65 ou mais anos e devem ser feitas, gratuitamente, nas Juntas de Freguesia até dia 22 de maio

"Viseu, Senhora da Beira” é o novo projeto que Município de Viseu está a desenvolver e que, a partir do final do mês de maio, pretende incentivar todos os habitantes do concelho, com 65 ou mais anos, a redescobrir o território viseense e promover o convívio entre Freguesias.

No próximo dia 31 de maio, a Freguesia de Calde vai receber a estreia desta iniciativa, com a visita dos munícipes das Freguesias de São João de Lourosa, Silgueiros e Fail e Via Chã de Sá que se queiram juntar ao projeto. A iniciativa estender-se-á, contudo, a todas as restantes Freguesias do concelho, durante os próximos meses.

Antes de chegar a Calde, o "Viseu, Senhora da Beira” vai levar os participantes inscritos pelo Centro Histórico de Viseu, aproximando todos os limites do concelho ao coração de Viseu, partilhando experiências e tradições gastronómicas, sociais e históricas, promovendo a visita ao património e outras atrações turísticas, assim como concretizar o mote de "levar o Rossio a todas as aldeias, e todas as aldeias ao Rossio”. A ETAR Viseu Sul e a Mata do Fontelo fazem também parte do roteiro de visita agendado para este dia.

Já na Freguesia anfitriã, os "turistas” viseenses poderão conhecer de perto o Museu do Linho de Várzea de Calde e contactar com as tradições e costumes desta Freguesia, numa tarde que contempla também um lanche-convívio e animação musical.

O projeto "Viseu, Senhora da Beira” é de participação gratuita, mas de inscrição obrigatória nas Juntas de Freguesia da área de residência (apenas para as Freguesias participantes nesta primeira ação).  As inscrições para o primeiro passeio estão abertas até ao próximo dia 22 de maio.

O Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Fernando Ruas, considera este projeto "essencial para aproximar todos os territórios do concelho de Viseu, dando destaque a uma Freguesia de cada vez, combatendo o isolamento rural e a desertificação das zonas mais remotas da região”. "Este intercâmbio cultural e social permitirá acentuar o sentido de pertença e identidade e dar uma oportunidade aos territórios de se promoverem e darem a conhecer o que de melhor têm para  oferecer”, conclui.