Município de Viseu aprovou Orçamento e Grandes Opções do Plano para 2022

09-12-2021Economia
Município de Viseu aprovou Orçamento e Grandes Opções do Plano para 2022
Orçamento municipal global ascende a 140 milhões de euros

O Município de Viseu aprovou hoje, dia 9 de dezembro, em reunião do Executivo, o orçamento para o ano de 2022, cujo montante ascende a cerca de 119 milhões de euros. Se somarmos o orçamento dos SMAS/Águas de Viseu, no valor de 21,4 milhões, o montante global ascende a 140,4 milhões de euros.

A autarquia irá conduzir a sua ação estratégica na qualificação das infraestruturas e equipamentos municipais, apostando assim na melhoria da qualidade de vida dos munícipes, aproximando o Rossio a cada uma das Freguesias do concelho, através do investimento público.
Este é também um orçamento vincadamente marcado pelas opções e empreitadas resultantes da anterior Administração, que condicionam a despesa num conjunto alargado de rubricas.

O orçamento que o Executivo Municipal hoje aprovou é o maior de sempre do Município, derivado de dois fatores primordiais. Por um lado, do investimento em infraestruturas com aproveitamento de Fundos Comunitários e, por outro, pela incorporação das verbas correspondentes à descentralização de competências em áreas como a Educação e a Ação Social.

Destaque ainda para a fiscalidade municipal, onde o Município mantém o compromisso da estabilidade. Nesse sentido, é proposta a manutenção de taxas mínimas de Impostos Municipais, como é o caso do IMI, a aplicação do IMI familiar, a redução total da derrama para micro, pequenas e médias empresas, a minoração do IMI no Centro Histórico e a redução de 1% na taxa de IRS.

A autarquia viseense mantém também uma política amiga das famílias, poupando cerca de 8,45 milhões de euros em impostos aos viseenses por ano.