Município de Viseu aprova investimento de 900 mil euros nas Freguesias, através de protocolos e contratos-programa

14-04-2023Freguesias
Na reunião de Câmara desta quinta-feira, 13 de abril, o Município de Viseu aprovou um conjunto de protocolos e contratos-programa com as Freguesias do concelho, num investimento de cerca de 900 mil euros.

A Freguesia de Côta contará com a adaptação da Escola Primária de Nogueira de Côta a um Centro de Convívio.

Na vertente da requalificação de vias, com a Freguesia de Lordosa, o Município vai celebrar um protocolo de colaboração no âmbito da pavimentação da Rua do Carrapital, em Galifonge, e respetiva sinalização vertical e horizontal; também foi aprovada a pavimentação da Rua da Escola em Paçô.

Já a Freguesia do Campo contará com a pavimentação da Rua do Caminho de Ferro e respetiva sinalização vertical e horizontal.

Foi aprovado, ainda, o cabimento e compromisso referente à transferência de 50% do valor do Protocolo de Gestão do Complexo Desportivo Santa Eufémia - Ranhados, com o objetivo de se proceder a diversas reparações no interior dos balneários e à repavimentação do acesso exterior.

Quanto aos contratos-programa, estão previstos uma série de apoios financeiro para as Freguesias.

Na Freguesia de Orgens, o Município de Viseu prevê o apoio na aquisição de um imóvel, tendo em vista o alargamento da Rua Principal, em Tondelinha.

Com a União de Freguesias de Boa Aldeia, Farminhão e Torredeita e o Agrupamento 749 de Escuteiros de Torredeita, o Município de Viseu cede, aos Escuteiros, as instalações da antiga Escola Básica do 1º Ciclo de Vila Chã do Monte, para que nelas desenvolvam atividades previstas no seu objeto social.

Na mesma Freguesia, foi aprovada, também, a repavimentação da Rua Principal, em Boa Aldeia; a requalificação da Rua dos Combatentes do Ultramar, em Torredeita; e a requalificação do arvoredo no Rossio de Torredeita.

Na Freguesia de Abraveses, o Município vai apoiar a aquisição de um edifício para a criação de um espaço multiusos.

Com a União de Freguesias de Barreiros e Cepões, será celebrado um protocolo de colaboração para a cobertura da Escola Básica do 1º Ciclo de Cepões; na mesma União de Freguesias, vai-se proceder à requalificação da Travessa à Rua da Rodelinha; o Município também vai apoiar aquisição de um automóvel híbrido.

Destaque para as restantes intervenções nas Freguesias do concelho: em Repeses, o apoio do Município será à requalificação da Rua do Fojo; em Travassós de Baixo, Freguesia de Rio de Loba, apoio à requalificação da Rua Cimo da Aldeia; no Campo, requalificação da Rua Francisco Marques dos Espírito Santo; em Lustosa, Freguesia de Ribafeita, requalificação da Rua da Capela e da Rua da Mó.

Na Freguesia de S. Cipriano e Vil de Souto, foi aprovada a construção de um WC no Parque de Fonte Arcada, assim como a requalificação da entrada de Chãos.

Foi ainda retificado o contrato-programa para a ampliação do cemitério de Bodiosa.

Foi também aprovado o Contrato de Patrocínio Desportivo entre o Município de Viseu e o atleta Mário Trindade.