Ministro do Ambiente e da Ação Climática reuniu com Executivo Municipal

15-09-2022Ambiente
Ministro do Ambiente e da Ação Climática reuniu com Executivo Municipal
O Presidente da Câmara informou na Reunião de Câmara que, no início desta semana, reuniu com o Ministro do Ambiente e da Ação Climática, Dr. Duarte Cordeiro, sobre temas de grande importância para o desenvolvimento ambiental do concelho.

Em Viseu, numa reunião em que esteve presente o Executivo Municipal, foi discutido o assunto da construção da nova Barragem de Fagilde, a importância da recuperação ambiental de sete Estações de Tratamento de Água Residual (ETAR) que se encontram desativadas, devido à abertura da ETAR Viseu Sul, a pré-adesão de Viseu ao sistema das Águas Douro e Paiva, entre outros assuntos de interesse comum.

Quanto à Barragem de Fagilde, o Ministro do Ambiente e da Ação Climática garantiu que o Governo está comprometido e a aguardar os resultados do estudo que o Município de Viseu está a elaborar em nome da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e que apontará a solução para que o Estado Central invista.

Além disso, foi abordado também o tema da construção do Açude do Catavejo, um investimento considerado essencial pelo Município de Viseu para o processo de reabilitação da bacia hidrográfica do Rio Pavia. Este açude teria como principais objetivos regularizar o caudal do Rio Pavia, evitar os problemas ambientais de seca que Viseu enfrenta nas épocas do Verão, regularizar os caudais de cheia e apoiar o combate aos incêndios que acontecem na região.

Este investimento, acrescentou o Presidente, Dr. Fernando Ruas, ajudaria a "regularizar as cheias na época do inverno e possibilitava que a água fosse libertada de acordo com as mais variadas necessidades no verão".
Ainda sobre o tema das estações que se encontram desativadas, o Município de Viseu e o Governo acordaram procurar soluções que permitam proceder à recuperação ambiental das ETAR. "Não se pode financiar uma nova ETAR, como foi a de Viseu Sul, e depois as outras não têm investimento e não lhes conseguimos dar uma reafectação”, referiu o autarca.