Ministra do Ambiente anuncia nova barragem em Fagilde e a sua concordância com a adesão da Região às Águas do Douro e Paiva

30-08-2024Ambiente
Valor estimado da nova barragem ronda os 30 milhões de euros. Ministra acredita que as duas medidas "irão dar resiliência do ponto de vista hídrico”

Esta quinta-feira, dia 29 de agosto, a Ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, e o Secretário de Estado do Ambiente, Emídio Sousa, visitaram a Cidade-jardim para uma reunião de trabalho com o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Fernando Ruas. Os trabalhos culminaram com o anúncio de que irá avançar a construção de uma nova barragem em Fagilde.

A par desta novidade, anunciaram ainda que a decisão política de aprovação da adesão da Região ao subsistema das Águas do Douro e Paiva está tomada, sendo que, nos próximos dias, as condições para a aprovação do contrato de adesão estarão criadas.

A nova barragem de Fagilde, com um investimento estimado em 30 milhões de euros, visa garantir o abastecimento de água à população local de forma segura e sustentável.

A nova infraestrutura permitirá duplicar a capacidade de armazenamento de água, garantindo um abastecimento hídrico eficiente para os próximos anos.

"A nova barragem de Fagilde é uma obra de grande importância para o futuro da região de Viseu. O Governo está comprometido em garantir um abastecimento de água seguro, sustentável e resiliente para as próximas gerações, bem como o desenvolvimento económico e social da região”, refere a Ministra do Ambiente e Energia.

O projeto terá financiamento assegurado através do Programa Operacional da Região Centro, em articulação com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional Centro (CCDR), a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e o Governo.

O Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Fernando Ruas, congratula-se pela criação das condições para resolver os problemas hídricos da região. "Não queremos que o cenário de 2017 se repita e senti, desde o início, que tinha que tomar medidas concretas e céleres para resolver o problema da região no que se refere à quantidade de água. Agora sim, estamos a dar passos firmes e a resolver os problemas da Região”, referiu o autarca na sua intervenção.