Magia do Natal chega à Cidade-Jardim e Viseu reforça estatuto de destino privilegiado da quadra no interior do país
08-11-2023Cultura
A partir de 8 de dezembro, VISEU NATAL irá invadir o concelho, com um programa eclético e descentralizado, para todos. Cantora Aurea protagonizará um dos grandes concertos de Natal e a "lenda” José Cid irá dar as boas-vindas a 2024
De 8 de dezembro a 7 de janeiro, Viseu veste-se a rigor e abraça a quadra mais especial do ano, oferecendo um programa de iniciativas para todas as idades, do Centro Histórico às Freguesias, da Biblioteca aos Museus Municipais.
Partindo da imagem que, este ano, ilustra o evento natalício – um calendário do advento -, a cidade irá revelar, ao longo destes dias, um conjunto de surpresas, as quais prometem envolver todos os viseenses, visitantes e turistas no verdadeiro espírito da época. Viseu volta assim a reforçar o seu estatuto como destino de excelência para viver o Natal no interior do país.
Regressará o Mercado de Natal, ao Rossio e à Rua Direita; os Concertos de Natal e de Ano Novo e Reis; espetáculos para os mais pequenos e oficinas na Biblioteca e Museus; e um programa de Passagem de Ano imperdível. A iluminação será, como habitual, protagonista da quadra, "aquecendo” a cidade nos dias frios de inverno.
Desde logo, não poderia faltar aquele que é já um dos pontos de encontro e compra privilegiados desta época: o Mercado de Natal. Em 2023, a autarquia renova a organização desta iniciativa, em colaboração com a Associação Comercial do Distrito de Viseu (ACDV), no âmbito do VISEU NATAL.
As casinhas de madeira, decoradas a preceito, voltarão a instalar-se no coração da cidade, o Rossio, proporcionando uma vasta oferta de produtos regionais. O Mercado estender-se-á ainda à Rua Direita, que ganhará um brilho especial com diversos operadores nas lojas devolutas, que aqui estarão de portas abertas para acolher os visitantes.
Artesanato, Doçaria Tradicional, Licores e Vinhos do Dão, Fruta e frutos secos, Flores, Chocolataria, Padaria, Queijaria e Charcutaria tradicionais irão integrar o leque de produtos para exposição e venda, opções ideais para rechear uma mesa de Natal ou para oferecer aos amigos e à família.
As inscrições para o Mercado de Natal abrem hoje, dia 8, e prolongam-se até ao dia 22 de novembro. Todos os interessados em participar deverão formalizar a sua candidatura, encontrando mais informações no website municipal – www.cm-viseu.pt.
Partindo da magia dos Mercados, abrir-se-á um novo mundo de luz, do sonho e da fantasia. A iluminação de Natal, que se ligará no primeiro dia da programação, a 8 de dezembro, irá invadir ruas, avenidas, praças e jardins.
Sob o tema "A Fantasia da Floresta de Natal”, a decoração deste ano revelará um universo imaginário, criando uma aura de conto de fadas e florestas encantadas. Os elementos decorativos, como as pinhas, as folhas e ramos, ganharão vida com a iluminação. Através deles, será contada a história de uma floresta de fantasia onde se escondem presentes, anjos e estrelas.
No Rossio, será instalada uma peça de destaque: um coração iluminado de 8 metros de altura, que representa não apenas o espírito natalício, mas também a localização de relevo da cidade de Viseu no coração de Portugal.
A música terá, igualmente, um papel promissor nesta programação. A véspera do Natal trará dois concertos especiais: o primeiro, um clássico; o segundo, uma novidade.
A 20 de dezembro, o Multiusos de Viseu receberá o Concerto de Natal do Município de Viseu, que irá reunir as famílias para um espetáculo musical de excelência, protagonizado pelos grupos corais e orquestras do nosso concelho. A história do Natal e do Presépio, assim como outros símbolos associados à quadra, serão refletidos no reportório deste concerto, com o Maestro Cláudio Ferreira ao comando.
Já a 23 de dezembro, o recém requalificado Mercado 2 de Maio estreia o seu palco com um concerto da cantora e compositora portuguesa Aurea, com alguns temas natalícios.
No início do novo ano, a 5 de janeiro, o Viriato Teatro Municipal acolherá o habitual Concerto de Ano Novo e Reis. Nesta edição, à Orquestra Filarmonia das Beiras, presença habitual neste momento, juntar-se-á, como convidado, o Maestro Martim Sousa Tavares, para um espetáculo de boas-vindas a 2024.
Já a 6, Dia de Reis, é no Centro Histórico que, a partir das 21 horas, terão lugar os Cantares de Janeiras.
Não só na cidade ecoarão melodias de Natal. O programa musical renova o seu caráter descentralizado e irá abranger as Freguesias do concelho, com o regresso do "Cantando o Natal”. Em Igrejas, capelas ou associações, diversos grupos corais animarão os fins de semana do mês de dezembro, oferecendo à comunidade momentos de convívio ao som dos melhores reportórios da quadra.
Também às Freguesias do concelho chegará mais uma edição da Rota dos Presépios de Viseu, com diversas representações da Natividade a nascerem em cada território. O desafio será novamente lançado pelo Município de Viseu, em parceria com as Juntas de Freguesia, tendo como objetivos revitalizar a tradição cultural, mas também promover práticas criativas e culturais coletivas na comunidade local, fomentando a identidade do território. Este ano com uma novidade: a opção de votação pelo público.
A programação do VISEU NATAL é, também ela, preparada a pensar nos mais pequenos, aqueles que vivem com maior intensidade a magia da quadra natalícia. Os Museus Municipais e a Biblioteca D. Miguel da Silva serão espaços de eleição para a realização de um conjunto de oficinas, horas do conto e espetáculos de teatro.
Os temas serão amplos. Haverá desafios para a criação de sabonetes; para a construção de histórias e personagens de Natal recorrendo a materiais sustentáveis; para pôr à prova os dotes de "mestre” na ilustração ou na confeção de doces típicos; ou para integrar jogos e brincadeiras tradicionais do Brasil com música e dança.
As crianças poderão também participar em oficinas dedicadas à rádio e locução; de criação de postais e xilogravuras; de costura; de malabarismo; de jogos de adivinha; entre outras.
Para além de poderem explorar estes espaços municipais, haverá um espaço de visita obrigatória para todos os petizes e as suas famílias: a Aldeia do Pai Natal, que nascerá na Rua Direita (espaço exterior do Palácio dos Silveiras). Aqui, o "senhor das barbas brancas” estará de braços abertos para conhecer os mais pequenos e os seus desejos para a noite mais mágica do ano.
E já que que falamos de animação para toda a família, viseenses, visitantes e turistas serão surpreendidos a cada esquina, rua ou recanto, com diversos espetáculos e animação de rua, pela manhã e tarde.
Artes circenses, ajudantes de Pai Natal "loucos e engenhosos”, duendes num táxi, malabarismo e outras acrobacias, elfos travessos e street bands: são várias as surpresas que andarão à solta, procurando a interação com o público, gerando gargalhadas ou passos de dança.
Por esta altura, Viseu receberá também outra grande atração para as crianças: o Musical "O Panda e os Caricas”, a 8 de dezembro, no Multiusos de Viseu, organizado pela Universal Music Portugal e o Canal Panda. Conforme anuncia a organização, "os mais pequenos vão assistir a uma aventura nos mares em que o Panda e os Caricas conhecem um rapazinho azul que lhes abre um novo horizonte à volta da água e dos mares, ao mesmo tempo que encontram estrelas do mar, ouriços, lulas e até caranguejos”.
Nesta edição do VISEU NATAL, a Associação Comercial do Distrito de Viseu, em parceria com o Município, promoverá mais um Concurso de Montras de Natal. Comerciantes e lojistas do Centro Histórico e zonas envolventes serão convidados a participar nesta iniciativa, que visa estimular e dinamizar o comércio tradicional e local. As inscrições irão decorrer entre os dias 24 de novembro e 6 de dezembro.
Em 2023, e cumprindo-se a tradição de Natal, as ruas da Cidade-Jardim irão encher-se de Pais Natal, numa nova edição do Viseu XMAS RUN. A corrida e caminhada 100% solidária realizar-se-á a 17 de dezembro, prometendo reunir o maior número possível de pessoas no apoio a uma causa nobre.
Ainda na vertente solidária, o Viriato Teatro Municipal receberá a 13ª Gala de Solidariedade da APPACDM de Viseu, a 19 de dezembro, pelas 21 horas.
Ao longo de toda a programação do VISEU NATAL, o Comboio Turístico – que se transformará em Comboio de Natal - será o transporte ideal para aqueles que quiserem percorrer a cidade, apreciar a iluminação e deixar-se encantar pela magia da quadra.
De 8 de dezembro a 7 de janeiro, o comboio partirá do Rossio, todos os dias da semana: de sábado a quinta-feira, entre as 10 e as 12 horas e as 15 e as 19 horas; e à sexta-feira, entre as 15 e as 19 horas e as 21 e as 23 horas.
Sendo Viseu um dos destinos de excelência para celebrar o fim de ano, Município e Viseu Marca unem esforços na preparação de um programa à medida de todos aqueles que querem celebrar a Passagem de Ano ao ar livre, com a família ou os amigos.
A entrada em 2024 será feita ao som do artista português José Cid, a voz de grandes êxitos, conhecidos de todas as gerações, como "Cai Neve em Nova York”, "Ontem, Hoje e Amanhã” ou "A Minha Música”. A última noite de 2023 promete ainda outras novidades, a serem anunciadas brevemente.