Exposição fotográfica multicultural inaugura no próximo domingo, na Quinta da Cruz

14-12-2022Cultura

São 12 as nacionalidades representadas, através de fotografias e trajes de pessoas que vivem em Viseu

No próximo domingo, 18 de dezembro, Dia Internacional das Migrações, a Quinta da Cruz – Centro de Arte Contemporânea acolhe a inauguração de uma nova exposição temporária. Chama-se OLHARES DO MUNDO e é uma exposição fotográfica que representa a identidade da diversidade cultural que veio para Viseu, que se apaixonou pela cidade e que ficou por cá.

O momento da inauguração acontece pelas 15 horas e a entrada é livre.

Pelos olhos da fotógrafa brasileira Paula Santoro, esta exposição fotográfica mostra retratos de famílias e pessoas de diversas nacionalidades que habitam em Viseu, algumas delas vestidas com os seus trajes típicos.

Na exposição veremos fotografias de pessoas naturais de Alemanha, Angola, Argentina, Brasil, Cabo Verde, Colômbia, Espanha, França, Índia, Moçambique, Paquistão e Ucrânia que saíram dos seus países e que escolheram Viseu para viver.

A exposição OLHARES DO MUNDO estará patente entre 18 de dezembro de 2022 e 28 de janeiro de 2023, e é promovida pelo projeto municipal VISEU INCLUI+.

O projeto VISEU INCLUI+ | Equipa de Mediadores Municipais Interculturais nasceu em janeiro de 2022 e resulta da parceria entre o Município de Viseu (enquanto entidade coordenadora) e duas entidades (como executoras) com vasta experiência na aplicação de ações eficazes junto do público-alvo: a Cáritas Diocesana de Viseu e a H.A.R.C. – Henriquina Associação Recreativa e Cultural. O projeto é desenvolvido no âmbito do financiamento do POISE (Programa Operacional Inclusão Social e Emprego), Portugal 2020 e União Europeia através do FSE (Fundo Social Europeu).