ESCLARECIMENTO | Remodelação das Piscinas do Fontelo - Encerramento temporário

25-06-2024Município
ESCLARECIMENTO | Remodelação das Piscinas do Fontelo - Encerramento temporário
Estimados Munícipes,

A bem da verdade dos factos e para que a informação seja corretamente interpretada, gostaríamos de vos transmitir alguns dados que permitiram alicerçar as decisões que tomámos, em 2023 e em 2024, no que às piscinas municipais diz respeito.

Sobre o momento do ano para obras:
As piscinas municipais têm uma utilização livre nos meses de verão, porém uma intensa atividade na época desportiva que, em grosso modo, corresponde ao ano letivo. Assim, desde setembro a junho, frequentam as piscinas:
- pela escola municipal de natação, cerca de 2200 inscritos;
- os alunos das escolas, quer em atividades lúdicas pontuais quer em módulos de formação dos cursos profissionais;
- os clubes: Académico de Viseu e Os Infantes;
- a atividade sénior, pontualmente.

É também na época desportiva que diversos eventos e provas locais, regionais e nacionais ocorrem. Não nos resta dúvida de que, a fechar para obras, deverá ser no período de verão/paragem da época desportiva e letiva, até porque neste período há mais respostas de privados.

Sobre as obras em 2024, ano de Cidade Europeia do Desporto:
As Piscinas do Complexo do Fontelo tiveram uma primeira fase de obras em 2021. Já numa segunda fase estavam incluídos os trabalhos de substituição da cobertura e, por isso, nos primeiros meses de 2023 foi lançado um primeiro concurso público que ficou deserto (sem empresas concorrentes). Nesse mesmo ano, em junho/julho foi feita nova consulta a diversas empresas sobre preços e disponibilidade de materiais nos meses de paragem da época desportiva (julho e agosto). As empresas responderam referindo que não tinham condições para apresentar proposta face à escassez de materiais específicos para a empreitada em causa. Este processo de consulta ao mercado terminou em setembro de 2023.

Restavam duas alternativas: (i) insistir numa terceira consulta ao mercado arriscando a que as obras fossem realizadas a meio de uma época desportiva (provavelmente de dezembro a fevereiro) e "quebrando” a continuidade do ano desportivo da escola de natação, das atividades dos clubes, etc. ou (ii) acionar medidas de segurança relativas à cobertura e ter tudo preparado para iniciar as obras na próxima paragem letiva/desportiva (de 2024).

Optou-se pela segunda alternativa e assim, na época desportiva 2023-24, ocorreram 7 meses e meio de atividade. Se se optasse pela primeira alternativa teríamos, no máximo, 5 a 6 meses de atividade com constrangimentos maiores de uma paragem a meio da época e do ano letivo.

As obras vão, pois, iniciar esta semana, prevendo-se que sejam concluídas em setembro. Nenhum município gosta de ter as suas estruturas desportivas fechadas nem com falta de segurança. Continuamos a trabalhar para tomar decisões fundamentadas e que permitam uma melhor qualidade de vida a alunos, atletas, seniores e comunidade em geral.

O gabinete da Divisão de Desporto, Saúde e Juventude estará sempre aberto e disponível para atender as necessidades dos clubes e das equipas para, em conjunto, encontrarmos as soluções que obviem dificuldades criadas com a realização das obras.

O Vereador do Desporto do Município de Viseu
Pedro Miguel Ribeiro

(O atendimento está disponível no horário habitual, na Receção, para inscrições/renovações para a época 2024/25 e para outras informações)