Em dezembro, o Viseu XMAS RUN 22 regressa às ruas de Viseu

30-11-2022Desporto
Em dezembro, o Viseu XMAS RUN 22 regressa às ruas de Viseu
7ª edição da caminhada e corrida 100% solidária acontece a 18 de dezembro. Valor angariado reverte para o Lar de Santa Teresinha e o Lar Escola de Santo António - Confraria de Santo António

O Viseu XMAS RUN é um evento totalmente solidário, promovido pelo Município de Viseu que, este ano, chega à sua 7ª edição após uma paragem de três anos, motivada pelas restrições impostas pela pandemia COVID-19. A iniciativa terá lugar no dia 18 de dezembro.

Na 6ª edição, em 2018, este evento reformulou o seu conceito, passando a posicionar-se como um evento 100% solidário, em que a receita das inscrições e o valor da oferta dos serviços prestados pelos parceiros do evento revertiam, na totalidade, para uma causa solidária. Em 2018, as crianças do CAT – Centro de Acolhimento Temporário puderam viver um momento único nas suas vidas com uma viagem à Disneyland Paris, fruto dos 20 mil euros angariados com o Viseu XMAS RUN 18.

Este ano, o evento mantém as suas características, contando com o envolvimento de toda a comunidade viseense no apoio às crianças e jovens do Lar de Santa Teresinha e do Lar Escola de Santo António - Confraria de Santo António.

A iniciativa contará com uma forte componente de voluntariado. Neste sentido, o Município desafia todos os viseenses que queiram participar desta iniciativa como voluntários a inscreverem-se através do email desporto@cmviseu.pt, enviando o seu nome e contacto.

"Sei que a solidariedade e entreajuda são valores que moldam o caráter da nossa comunidade e, por isso, estou certo de que vão responder de forma entusiasta e positiva a este repto e causa”, referiu o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Dr. Fernando Ruas. "De realçar e agradecer, ainda, o envolvimento de várias instituições e entidades locais nesta organização que, mais uma vez, mostram o seu espírito solidário e tornam possível a realização deste evento”, concluiu o Presidente.

A grande novidade desta edição é o cuidado da organização no planeamento e definição de percursos mais acessíveis para que todas as pessoas, com ou sem limitações físicas, possam fazer parte deste grande evento. Na escolha do piso, por exemplo, privilegiaram-se as vias em alcatrão ou calçada retificada, que permitirão uma circulação suave, confortável e segura.

Houve, ainda, a preocupação de delinear um percurso que privilegia o Centro Histórico, o núcleo urbano e as ruas com a decoração de Natal, em detrimento de zonas com maior
afluência de trânsito como aquelas de acesso aos hospitais e grandes superfícies comerciais.

"Sendo esta uma iniciativa solidária, não poderíamos deixar de lado a sua vertente inclusiva. Estamos a trabalhar para que todos os viseenses possam participar da caminhada e corrida, com o menor número de obstáculos possíveis”, sublinhou o Vereador do Desporto, Dr. Pedro Ribeiro.

As inscrições estão a decorrer através da plataforma online: https://registerandgo.net/?evento=924&fbclid=IwAR195oHw-nhratc7KWcDIcGYtb-hbGCKQ0pLUSRc0tYNn4XBpGshXMuicWA, até ao dia 16 de dezembro. Poderão também ser realizadas presencialmente no Pavilhão Cidade de Viseu, nas Piscinas Municipais e nas Juntas de Freguesia, até ao dia 15 de dezembro.

O custo de inscrição é de 5 euros para a caminhada de 5 quilómetros e de 10 euros para a corrida de 10 quilómetros, sendo que estarão disponíveis fatos de pais natais para os primeiros mil participantes e gorros de Natal para os restantes.

O tiro de partida está agendado para as 10 horas, na Pista de Atletismo do Estádio Municipal do Fontelo, após a sua inauguração oficial